11/04/2024 13:23 Verônica Moura Dos Santos Mira Marques

Funcionários da Deso recebem homenagens por anos de dedicação à empresa

Na oportunidade, palestras direcionadas e acolhimento aos funcionários, fizeram parte da programação

Nos últimos dias, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) prestou homenagens aos funcionários que estão se desligando da empresa no mês de abril, nas unidades de Itabaiana, Aracaju e Nossa Senhora da Glória, após anos de contribuição. Os homenageados receberam uma placa simbólica, assistiram a palestras com profissionais da área da psicologia e de planejamento financeiro, que trouxeram dicas e orientações sobre como lidar com essa fase da vida.

O evento de despedida e agradecimento foi promovido pela Diretoria de Gestão Corporativa (DGC) e Gerência de Gestão de Pessoas (GGPE), que entenderam o valor e o significado dos funcionários que tanto se doaram para a Deso. “Foram três homenagens programadas: Itabaiana, Aracaju e Nossa Senhora da Glória. Eventos pensados para que possamos participar e honrar o fechamento desse ciclo dos funcionários. Os dias serão mais difíceis para os colegas que ficam, a adaptação e a saudade será sentida por todos”, enfatizou a gerente de Gestão de Pessoas, Carine Leão.

Ao trazer uma palestra com uma psicóloga e profissionais das instituições parceiras Caixa Econômica Federal, Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Deso oferece ferramentas e alternativas para cuidar das finanças nesse novo momento. Para a representante da Diretoria de Gestão Corporativa, Samirinys Lemos, o evento foi pautado na gratidão aos funcionários. “Essas pessoas construíram a Deso, desde a época em que éramos apenas o Departamento Estadual de Saneamento e Obras até hoje, enquanto companhia, nesses mais de 54 anos de história. Temos que marcar esse momento para que eles se sintam acolhidos e que saibam que reconhecemos o valor de cada um. Desejamos muito sucesso nessa nova etapa da vida deles”, ressaltou.

Nova fase

Para Everaldina Julião de Jesus Sobral, que trabalhou por cerca de 16 anos na Deso, no setor de hidrometria, a emoção esteve presente ao lembrar de todas as experiências vividas. "Dediquei toda a minha vida ao trabalho, aos filhos e à família e nunca tive a oportunidade de estudar. Agora que deixei a Deso, vou ter tempo e condições financeiras para fazer isso. Ainda não sei qual curso ou área vou seguir, mas estou muito feliz em poder realizar esse sonho”, relatou.

Já Denise Maria Lima Pereira passou mais de 44 anos trabalhando na Deso como pedagoga, passou por diversos setores e atualmente estava na Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na área de treinamento. "O sentimento é de missão cumprida. Durante todo esse tempo, me dediquei muito e busquei sempre aprender com os colegas. E foi através da Deso que consegui ajudar meus pais, comprar minha casa, construir a minha vida. Hoje saio daqui tranquila, de cabeça erguida e sentindo demais o carinho dos amigos que fiz ao longo dessa caminhada", disse.

De acordo com a psicóloga Edimar Bezerra, que proferiu palestras aos participantes, o valor de cada pessoa vai além da função laboral. "A vida é feita de mudanças, e a quebra de um padrão nos causa desequilíbrio, um misto de sentimentos em fechar um ciclo. Mas também é preciso honrar as boas memórias, os anos de contribuição de cada um não só para a Deso, mas para toda a sociedade sergipana", finalizou.