25/04/2024 12:49 Verônica Moura Dos Santos Verônica Moura/Mira Marques

Deso recebe representantes do Governo Federal para alinhar projeto do Canal do Xingó

O objetivo é avaliar as condições técnicas, econômicas e financeiras do planejamento do sistema adutor

Após reunião entre o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, ocorrida na segunda-feira, 22, representantes dos governos federal e estadual estiveram na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para alinhar a viabilidade técnica, econômica e financeira para o projeto do Canal do Xingó. O objetivo é a instalação do sistema adutor de água com captação no reservatório de Paulo Afonso IV, rio São Francisco. O encontro foi realizado na manhã da última terça-feira, 23, na sede da companhia, em Aracaju.

Na oportunidade, estiveram presentes, o presidente da Deso, Luciano Goes, o superintendente de Expansão, Gabriel Campos, o diretor-técnico da empresa ‘Engenharia de Projetos e Obras (Enpro)’, Sérgio Leite, além de outros representantes do Governo do Estado e técnicos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Investimentos

O Canal do Xingó deverá contar com investimentos da Deso, e a discussão na reunião girou em torno de dados levantados pelas partes envolvidas e a empresa contratada para o desenvolvimento das obras.

De acordo com Gabriel Campos, ficou oficializado que os técnicos do MIDR vão dialogar e se reunir com a Superintendência de Expansão da Deso (Suex) novamente. “O intuito agora é que novas análises críticas possam ser elaboradas por ambos envolvidos no projeto, para posteriormente haver um consenso”, explicou o superintendente.

Vale ressaltar que a vazão projetada do Canal do Xingó é de 30,89 m²/a e a extensão é de 305 quilômetros. Faixas de Sergipe e Bahia, nos perímetros irrigados Santa Brígida, Manoel Dionísio (antigo Califórnia I e II), Califórnia, Jacaré-Curituba e mancha de Nossa Senhora da Glória, serão os locais alvos da obra. A execução do plano terá fins diversos, como abastecimento humano, irrigação e produção agropecuária.