16/05/2024 11:15 Wendell Gomes Barbosa Bruno Balbino

Instituições recebem doações de livros do projeto ‘Livro Liberdade para a Alma’ da Deso

A ideia é receber doações de títulos literários, catalogar e compartilhar com outras pessoas

 

Após o projeto ‘Liberdade para a Alma’ da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizar a doação de livros à Casa Lar Mãos que Cuidam, outras duas instituições também foram contempladas com a cessão de obras literárias. Ao todo, foram 67 títulos concedidos, sendo 27 obras infantis doadas ao Projeto Atendimento Multidisciplinar e Estudos Integrados (Projeto AME), na cidade de Itaporanga D’Ajuda - contribuindo para o incentivo a leitura das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto, e 40 livros que foram destinados ao Grupo Espírita Irmãos de Luz, em Aracaju.

 

Criado pela Deso, o projeto ‘Livro Liberdade para a Alma’ tem como proposta o incentivo à leitura e a promoção do acesso da população aos livros. O projeto recebe doações de diversos gêneros literários e faz o repasse para pessoas e instituições. Para a idealizadora do projeto, Cristina Santana, que está na Gerência de Pesquisa e Exploração de Mananciais Subterrâneos (GPMS), ligada à Diretoria de Operação e Manutenção (DOM), as doações tendem a crescer com as divulgações das instituições e pessoas que foram contempladas, e vai contribuir para que mais pessoas conheçam o projeto.

 

“Uma doação leva a outra, foi assim que aconteceu depois que fizemos a cessão de diversos títulos literários a Casa Lar Mãos que Cuidam, a partir dali, outras instituições nos procuraram pedindo apoio com a doação de livros. Assim, o projeto chega a diferentes lugares e atende a públicos variados, como as crianças do Projeto AME, em Itaporanga, e o Centro Espírita irmãos de Luz, em Aracaju”, expressou Cristina.

 

Instituições

 

Para o psicólogo coordenador do Projeto AME, Pedro Alves dos Santos Filho, o projeto ‘Livro Liberdade para a Alma’ é de extrema importância para o estímulo à leitura de crianças e adolescentes, tendo em vista que muitas famílias não têm acesso à literatura infantojuvenil.

 

“Conheci o Projeto por meio de uma colega de profissão, também psicóloga, e achei a iniciativa de extrema importância para o estímulo à leitura de crianças e adolescentes. Percebo a dificuldade financeira dos familiares para adquirir livros que sejam relacionados à literatura infantojuvenil. Os exemplares que foram doados serão utilizados em rodas de leitura e contação de histórias que serão de fundamental importância para promover o desenvolvimento dos participantes do projeto. A Deso está de parabéns por envolver os colaboradores num projeto como esse. O trabalho de captação e redirecionamento dos livros pode até parecer algo simples, mas certamente possui um grande impacto social”, afirmou Pedro.

 

Doação

 

As doações de livros ao projeto podem ser feitas por populares e instituições, onde são catalogados, e, logo em seguida, colocados à disposição da população para doação. Para contribuir com a doação de obras, basta entrar em contato com a idealizadora e guardiã do projeto, Maria Cristina, através do contato telefônico 79 9 8808-0823 ou 3226-1090. Combina local para realizar a entrega, ou, em caso de doador do interior, um colaborador da Deso na regional deverá fazer a coleta na residência do doador.

 

“Esse trabalho é muito valioso, fazer o livro circular, chegar a mais pessoas, atender a desejos de muitos que nem sempre podem comprar livros. A sua doação é muito importante pois assim podemos também fazer mais doações e mostrar a Deso que muitos não conhecem”, afirmou Cristina.

 

“Em muitas ocasiões, esses livros, após serem utilizados, acabam ficando estagnados em prateleiras ou descartados quando poderiam estar cumprindo uma função social bastante importante: promover o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao universo da leitura e da aprendizagem. Nesse sentido é que percebo a importância do projeto "Livro Liberdade para a Alma": formar uma grande corrente do bem em que todos podem se engajar para levar conhecimento para pessoas que em locais que nem imaginam, mas que certamente fará uma grande diferença nas vidas que forem alcançadas por esse trabalho”, pontuou Pedro.