20/05/2024 16:09 Verônica Moura Dos Santos André Alcântara

Público destaca projeto literário da Deso na Bienal do Livro de Aracaju

Iniciativa ‘Livro, liberdade para a alma’ esteve presente nos dois dias de evento e teve grande adesão dos participantes da feira

Os visitantes da Primeira Bienal do Livro e Cultura de Aracaju, realizada na zona norte da capital na sexta-feira, 17, e sábado, 18, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o projeto ‘Livro, liberdade para a alma’, desenvolvido pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Quem passou pelo estande da empresa pôde adquirir gratuitamente títulos literários diversos, e conhecer mais sobre o programa. Foram mais de 400 livros e 100 revistas em quadrinhos educativas sobre saneamento doados ao público da feira.

A professora de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Niliane Aguiar, foi uma das participantes da feira que destacou a importância da ação realizada pela Deso. “Encontrei esse projeto na Bienal e achei um trabalho maravilhoso de incentivo à leitura, de doação de livros, de troca de conhecimento. Parabenizo a Deso e a equipe que organiza o ‘Livro, liberdade para a alma’”, afirmou ela.

Já para o organizador da Bienal do Livro de Itabaiana, Honorino Júnior, a iniciativa da Companhia tem caráter inovador relevante à sociedade. “Não se trata só do bem-estar através da água, mas através dos livros também. Agora, estendendo o alcance, aqui, na Bienal do Livro de Aracaju, de forma a distribuir e arrecadar títulos literários, é de suma importância para o desenvolvimento da comunidade em geral”, frisou.

A escritora Jane Guimarães, membro da Academia Sergipana de Letras, classificou a ação como “excelente”, e salientou que leva “o que há de bom para as crianças, adolescentes e adultos”, parabenizando a empresa pelo ‘Livro, liberdade para a alma’. “Isso fomenta e incrementa o poder e a transformação que a leitura tem nas nossas vidas”, disse ela, que também faz parte da Academia de Letras de Aracaju.

Recepção

Segundo a idealizadora e guardiã do projeto, Cristina Santana, que está na Gerência de Pesquisa e Exploração de Mananciais Subterrâneos (GPMS), vinculada à Diretoria de Operação e Manutenção (DOM), houve grande movimentação no estande, e a reação dos visitantes à iniciativa foi muito positiva. “Além de oferecermos os livros, nós também recebemos doações de outros títulos literários. Foi uma troca. Várias pessoas pegaram o nosso contato para doar”.

Ela sublinhou, ainda, que a presença no evento potencializou a popularidade do projeto, que além de oferecer livros de graça, também realiza empréstimos na unidade sede da Companhia, localizada na zona sul de Aracaju. Na avaliação de Cristina, isso vai contribuir para que o ‘Livro, liberdade para a alma’ seja mais abastecido com doações do público. “Os escritores ficaram encantados em saber que a Deso possuía esse programa de empréstimos. Foi uma experiência muito positiva”, realçou.