21/06/2024 12:33 Verônica Moura Dos Santos Texto e fotos: André Alcântara

Deso distribui mudas arbóreas e assegura hidratação no 'Jogando Limpo com o Mangue'

Empresa participou, ainda, de ação de coleta de lixo simbólica promovida pelo evento

Na 8ª edição do ‘Jogando Limpo com o Mangue’, iniciativa voltada à conscientização e educação ambiental, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) doou mudas de árvores nativas, garantiu a hidratação dos participantes e distribuiu unidades da revista em quadrinhos “Turma da Mônica: Uso Racional da Água e Saneamento Básico”. A atividade foi realizada nesta quinta-feira, 20, no bairro Jardins, em Aracaju.

O evento, do qual a empresa é parceira, teve como objetivo conscientizar a população sobre a preservação dos mangues da capital. O coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva Santos, destacou a importância dessas áreas de vegetação para Aracaju. “O mangue tem uma responsabilidade muito grande com o bioma da cidade, então sabemos da relevância de preservá-lo, uma visão de sustentabilidade ambiental latente na companhia”, afirmou ele.

Com biodiversidade rica e típicos de regiões litorâneas, os manguezais são ecossistemas de transição entre os ambientes marinho e terrestre, e contribuem para o equilíbrio ambiental, regulação do clima e proteção de áreas costeiras, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Neles, é encontrado o mangue, formado pelas árvores presentes nesses espaços.

Limpeza

“Quando a gente passa pelo mangue, não vê nada, mas ao fazer uma ação pequena, em torno de um quilômetro no máximo, recolhemos mais de uma tonelada de resíduos. Ao longo das edições do evento, já coletamos mais de 12 toneladas de lixo. E a Deso é uma parceira essencial do projeto, pois é uma difusora da educação e da conscientização ambiental”, afirmou a coordenadora do evento, Vivianne Andrade.

Além das ações ao público realizadas no ‘Jogando Limpo com o Mangue’, a Deso também participou da coleta de lixo simbólica ocorrida durante a atividade, recolhendo resíduos no mangue junto aos demais participantes. “Tudo isso reflete o compromisso e a responsabilidade socioambiental que a empresa possui”, sublinhou a supervisora de Educação Ambiental, Valéria Katherine Santos Souza.

Mais vida

A jovem aprendiz Gabriela Thaisa foi uma das participantes que levaram para casa uma das 50 mudas arbóreas de vegetação nativa disponíveis na atividade, oferecidas pelo ‘Deso + Verde’, projeto da companhia voltado à preservação e recuperação ambiental. Para ela, as árvores “geram mais vida”. “Isso nos garante mais oxigênio. Está tendo muito desmatamento. Nós vemos muitas avenidas, mas apenas com carros, e poucas árvores. Devemos plantar mais”, frisou.

Já a pedagoga Williane Santos, também contemplada com uma das mudas de árvore disponibilizadas, destacou que plantar é uma tarefa simples, e que não exige muito esforço nem muito espaço. “A gente pode fazer isso no quintal da nossa casa, no nosso trabalho, nas escolas. Não é só falar sobre sustentabilidade. É preciso agir”, finalizou.