Durante o evento foram doados cerca de 400 livros, através do programa ‘Livro Liberdade para a Alma’
Por meio do programa ‘Livro Liberdade para a Alma', a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) participou, entre os dias 1º e 4 de agosto, da ‘II Feira de Livros Casa de Sá Barreto (FLICSB)’, realizada no município de Ilhéus, na Bahia. Durante o evento literário, a empresa expôs 500 livros, desses, 400 foram doados ao público participante, e uma média de 50 títulos foram recebidos como doação, além disso, a companhia também doou 10 caixas com água para serem distribuídas durante o evento. Nos quatro dias passaram pela feira uma média de mil pessoas, com a presença de escritores baianos e de outros estados brasileiros.
O programa ‘Livro, Liberdade para a Alma’ foi criado pela Deso com a proposta de incentivar a leitura e a promoção do acesso da população aos livros. A iniciativa recebe doações de diversos gêneros literários e faz o repasse para a população e instituições. De acordo com a idealizadora e guardiã do projeto, Cristina Santana, que está na Gerência de Pesquisa e Exploração de Mananciais Subterrâneos (GPMS), ligada à Diretoria de Operação e Manutenção (DOM), esse é o primeiro evento interestadual em que o programa participa.
“Foram quatro dias maravilhosos. Todos os participantes da feira querendo saber se estaremos nos próximos eventos literários, isso demonstra o reconhecimento da ação realizada pela Deso, que promove a doação de livros e incentiva a leitura. Foi muito prazeroso conhecer novos escritores, outro público e ver que eles gostaram muito da iniciativa”, expressou.
A escritora Daniele Barreto, soteropolitana, autora do livro Peixe Fora D’água, enfatizou a importância da iniciativa promovida pela Deso. “Estou encantada com o programa Livro Liberdade para Alma, que eu conheci aqui através da Cristina. Eu gostaria de parabenizar a todos pela iniciativa. Acho que ações como essa são grandiosas, porque todas as vezes que as pessoas se envolvem com projetos que incentivam a leitura e a doação de livros, realmente merecem ser reconhecidos. A Companhia de Saneamento de Sergipe está de parabéns”, frisou.
Destaque
Essa é a primeira vez que o programa ‘Livro liberdade para a Alma’ participação de um evento interestadual, e com a devida notoriedade por parte de escritores e apaixonados por literatura, pelo papel social que cumpre, em promover a doação de livros, o incentivo à leitura e de receber títulos para repassar a outros leitores.
Segundo a pedagoga Sheila Almeida, além de ser um projeto lindo, a recepção é acolhedora. “Ao chegar na feira me deparei com o estande do programa Livro Liberdade para a Alma, com uma pessoa muito receptiva, que nos recebeu maravilhosamente bem, e logo após escolhemos os nossos livros. Não poderíamos perder essa oportunidade, essa é uma iniciativa excelente da Deso, estão de parabéns”, afirmou.
Já o escritor e professor Mayoni Lourenzzo, destacou a doação de livros que fez ao programa. “Conheci o projeto Livro Liberdade para a Alma e achei tão interessante que retornei à minha casa para buscar os livros que tinha lá para contribuir com essa proposta maravilhosa”, disse. Já a idealizadora e guardiã do projeto, Cristina, agradeceu o apoio da Deso. “Que venham mais feiras e convites para que possamos levar o nosso programa cada vez mais longe”, concluiu.