Palestras e atividades lúdicas explicaram o ciclo do saneamento básico e a importância de preservação do meio ambiente
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou, na manhã desta quinta-feira, 15, ações educativas voltadas à conscientização ambiental dos estudantes do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, localizado no bairro Jabotiana, em Aracaju. A iniciativa faz parte do programa ‘Deso vai à Escola’, que visa estabelecer diálogo e aproximar a empresa das instituições educacionais e sociais do estado.
“A companhia não é só uma empresa que trata e distribui água e cuida do esgotamento sanitário. Aqui é onde temos a oportunidade de demonstrar a importância do saneamento para a saúde e a sustentabilidade. Os alunos serão propagadores disso para a família e no entorno”, explicou o gerente Socioambiental da companhia, Mário Leo. Ele lembrou que, além do ‘Deso vai à Escola’, a empresa desenvolve outros projetos para estreitar os laços com a comunidade externa, como o ‘Escola vem à Deso’ e o ‘Saneamento Expresso’.
A ação no colégio incluiu palestras que detalharam, de maneira didática, o funcionamento do saneamento básico, atividades lúdicas sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, explicação a respeito das atribuições da empresa e divulgação da Tarifa Social, que oferece desconto de até 50% na fatura de água a pessoas de baixa renda. Além disso, a empresa ofereceu brindes temáticos e educativos da Deso e do saneamento aos alunos participantes.
Complemento à formação
Para a diretora do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, Alessandra Souza Santos, a iniciativa da empresa atua de forma complementar ao que os estudantes aprendem em sala de aula. “Eles viram na prática como a água chega até as torneiras e ficaram surpresos porque é uma novidade para eles. Até dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) eles tiveram. Todo conhecimento é sempre muito bem-vindo”, afirmou, destacando que foi um dia de muito aprendizado para todos.
A professora de educação física do colégio, Tamires Santos Oliveira, compartilha da opinião de Alessandra. Para ela, os jovens levarão as informações apresentadas pela Deso para o resto da vida. “É necessário preservar a água, saber como utilizar o recurso hídrico para a gente não ter problemas no futuro, e tudo isso agrega na formação deles. É um conhecimento que vai permanecer para a vida e que será compartilhado com quem está ao redor deles”, frisou.