29/08/2024 15:02

Alunos da UFS são recebidos pela Deso em visita técnica a Estações de Tratamento de Água e de Esgoto em Aracaju

Atividade incluiu apresentação dos equipamentos, detalhamento técnico de processos das estações e esclarecimento de dúvidas dos estudantes

Na manhã desta quinta-feira, 29, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) recebeu alunos do curso de engenharia de produção da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em uma visita técnica guiada à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Poxim e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jabotiana, ambas localizadas no município de Aracaju.

Durante a ação, promovida pela Coordenação de Educação Ambiental (Ceam) da companhia, os estudantes foram apresentados aos principais componentes dos equipamentos por técnicos especializados da corporação, receberam explicações sobre o processo de tratamento realizado na ETA e na ETE, e puderam esclarecer dúvidas sobre detalhes dos procedimentos e componentes das estações.

“Foi muito interessante ver como a água e o esgoto são tratados. E ter esse contato agrega muito, porque, como engenheiro de produção, a gente trabalha com processos, e é muito bom ver como é o processo do tratamento, porque, no futuro, caso algum de nós queira se especializar nisso, a gente já tem uma base de como funciona”, afirmou o estudante Gustavo Souza Moura.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFS, Reynaldo Chile Palomino, que acompanhou os estudantes na visita, a atividade foi importante para ampliar os horizontes dos discentes. “O engenheiro de produção não tem uma visão micro sobre os problemas, mas macro. Ele não observa apenas o problema em si, mas tudo o que está ao redor dele. Então, essa atividade foi também significativa para isso”, destacou.

Mais conhecimento

O aluno de engenharia elétrica da UFS Yan Robert Alves Dantas, que também participou da ação, afirmou ter aprendido muito sobre saneamento, e que o conhecimento adquirido será levado para o cotidiano, e, possivelmente, ao profissional e acadêmico. “No futuro, quem sabe, talvez eu possa desenvolver uma pesquisa com um professor para criar um sensor que possa medir a quantidade de coagulantes que vão estar sendo jogados na água. Hoje foi maravilhoso”, avaliou.

A visita faz parte do programa ‘Escola vem à Deso’, que promove visitas técnicas orientadas e supervisionadas de estudantes a ETAs e a ETEs. “Nós abrimos as portas das nossas unidades para que esses futuros profissionais conheçam mais não apenas sobre o que a Deso faz cotidianamente, mas como funciona o ciclo da água e do saneamento, e a grande importância disso para o meio ambiente”, ressaltou o coordenador de Educação Ambiental da empresa, José Jorge.