05/09/2024 12:24

Deso participa de programação do Setembro Amarelo de colégio estadual em Aracaju

Empresa doou 20 mudas arbóreas nativas e frutíferas à instituição e realizou plantio com alunos, além de oferecer 105 livros à biblioteca

Por meio de ações socioambientais e de incentivo à leitura, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está fazendo parte da programação da iniciativa ‘Sua Vida tem Valor’, atividade alusiva à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, promovida pelo Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, localizado no bairro Jabotiana, em Aracaju.

Na quarta-feira, 4, a empresa realizou, junto a alunos da instituição, o plantio de mudas de árvores frutíferas e de vegetação nativa na área interna do colégio. Foram 20 plantas doadas, no âmbito do projeto ‘Deso + Verde’. Até o fim deste mês, serão fornecidas mais 50 mudas arbustivas à horta do estabelecimento de ensino, provenientes do ‘CompostIFS’, parceria entre a Deso e o campus Estância do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

“As árvores desempenham papel fundamental no meio ambiente. Mas elas também contribuem para o nosso bem-estar, e isso não se reflete apenas no corpo. Os efeitos positivos também se estendem à saúde mental. O plantio vai ajudar a reforçar a mensagem de valorização da vida, já que os alunos que plantaram as mudas serão os responsáveis por cuidar delas, seres vivos”, explicou José Jorge, coordenador de Educação Ambiental (Ceam) da Deso.

Incentivo à leitura

A companhia também participa da ação do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral por meio do projeto ‘Livro, Liberdade para a Alma’. A iniciativa da Deso doou 105 livros ao acervo da biblioteca da escola, e a idealizadora do programa, Cristina Santana, que está na Gerência de Pesquisa e Exploração de Mananciais Subterrâneos (GPMS), ligada à Diretoria de Operação e Manutenção (DOM), proferiu palestra aos estudantes da instituição, destacando a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional.

“Trouxemos títulos literários, principalmente de ficção, que aguçam a criatividade e envolvem os jovens nas histórias, contribuindo à diversificação do catálogo disponível às crianças e adolescentes da escola. Livros mudam vidas, e compreendemos isso. A Deso não é só uma empresa de água e esgoto, mas também possui visão e preocupação social”, afirmou ela.

Interação

O coordenador pedagógico da instituição, Orlando de Almeida, ressaltou que a colaboração com a Deso tem se mostrado muito produtiva ao colégio e aos alunos. “Tanto o plantio quanto o projeto dos livros vão ser de valia bastante significativa, pois têm boas contribuições ao combate de sintomas de ansiedade, muito comum hoje”, frisou.

Ele sublinhou, ainda, que a interação com a empresa continuará ao longo do mês de setembro, e que ela será integrada a outras atividades relacionadas ao Setembro Amarelo. “Nós também agradecemos à Deso pelo fornecimento dos copos de água às ações”, disse.