16/09/2024 09:59

Deso promove palestra sobre sustentabilidade para colaboradores do sertão

A ação tem como proposta promover a educação ambiental

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu na última semana, através da Gerência de Educação Socioambiental (Gesa), em Nossa Senhora da Glória, uma palestra voltada aos colaboradores da regional sertão, por meio do programa ‘Deso Sustentabilidade’. Na ocasião, foram abordados dois eixos: a importância da coleta seletiva e o uso consciente da água. A ação também teve como objetivo apresentar as ações ambientais promovidas pela empresa.

“A nossa proposta é trazer o poder de pertencimento para todos que fazem parte da força do trabalho da Deso, e que a empresa tem uma responsabilidade socioambiental”, destacou o coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva Santos. “Essa ação é voltada aos colaboradores do setor comercial e o de produção, pois, se completam na execução do nosso principal objetivo, levar água tratada para as casas das pessoas, contribuindo com a qualidade de vida da população, e a preservação desse bem é essencial para a garantir a água, para as futuras gerações”, completou.

Para o secretário da regional sertão da Deso, Jhon Lima Guimarães, a empresa está no caminho certo, munindo os funcionários com informações essenciais para a preservação do meio ambiente e do uso consciente da água. “A palestra foi bem interessante, nos orientou a fazer a separação correta do lixo e mostrou que essa ação tem um impacto direto em nosso trabalho. O produto que a gente oferece a população é a água, por isso a importância de evitar a  contaminação do solo, das nascentes e dos mananciais”, pontuou.

Participação dos colaboradores

Ao todo, 73 colaboradores participaram da ação promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Deso. Com diálogos abertos e muita interação sobre o tema entre os participantes, a ideia foi fazer a provocação sobre os impactos da degradação do meio ambiente na demanda de água para a população.

“Essa ação é bem impactante, já que não temos o hábito de fazer a separação correta do lixo, tanto no trabalho como no dia a dia em casa. Então é algo que se faz necessário: parar para pensar, que daqui em diante, com a nova aprendizagem que tivemos em relação à separação correta do material de lixo, vai melhorar”, completou Lima.

Ainda de acordo com o coordenador de Educação Ambiental, José Jorge, os colaboradores da regional sertão foram bem receptivos com a ação e as informações trazidas sobre o tema. “Todos se sentiram à vontade para participar, tanto no primeiro, quanto no segundo momento. Esse foi um momento que não planejamos, o que possibilitou a espontaneidade dos colaboradores. Foi uma receptividade muito boa”, completou.