21/11/2024 16:47 Verônica Moura Dos Santos Texto: Bruno Balbino / Fotos: Brenda Monteiro

Deso atende população de Telha durante a 36ª edição do “Sergipe é aqui”

Além de diversos serviços, a Companhia promoveu a doação de mudas e livros aos usuários

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) levou diversos serviços e projetos para a 36ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta quinta-feira, 21, no município de Telha, região do baixo São Francisco. A empresa esteve presente com os serviços comerciais ofertados aos usuários, além do projeto ambiental ‘Deso mais Verde’, que promove a doação de mudas como forma de incentivar o reflorestamento, e o programa ‘Livro Liberdade para a Alma’, que objetiva promover o incentivo a leitura através da doação de livros.

O diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, falou da importância da participação em mais uma edição do programa itinerante do Governo do Estado. “Hoje, estamos participando da 36ª edição do ‘Sergipe é aqui’, no município de Telha, onde, junto com o Governo do Estado, estamos ofertando diversos serviços à população local. A Deso sempre vem com inovação, distribuição de mudas, além do atendimento móvel, que traz a renegociação e a inclusão da Tarifa Social junto às famílias carentes cadastradas no CadÚnico”, destacou

De acordo com o gerente comercial norte da Deso, Raimundo José Cardoso Filho, são diversos os serviços ofertados pela empresa durante mais uma edição. “A companhia está presente oferecendo diversos serviços à população, como transferência de nome, segunda via, negociação de débitos, entre outros serviços colocados à disposição da sociedade. Estamos trazendo também alguns programas sociais da empresa, como o tarifa social e o parcelamento de baixa renda, o que demonstra o nosso compromisso com os usuários”, expressou.

Deso mais Verde

O projeto ‘Deso mais Verde’, que promove o incentivo a recuperação de áreas biodegradadas e o plantio de espécies arbóreas e frutíferas, como forma de aumentar a área verde no Estado também marcou presença em Telha. Foram levadas 50 mudas para doação durante a realização do evento, onde todas foram doadas para a população local.

Segundo o guardião do projeto ‘Deso mais Verde’, Danilo Vieira de Oliveira, o projeto tem sido um sucesso em todas as edições do “Sergipe é aqui. “Trouxemos mudas frutíferas e arbóreas através do nosso projeto, que tem por objetivo a promoção do reflorestamento. O projeto é mantido pela Deso com a parceria do Sergipe Tec. No município de Telha foi um sucesso, doamos todas as mudas que trouxemos, o que demonstra mais uma edição de muita procura pelas mudas produzidas pelo projeto”, disse.

Para a biomédica, Carla Priscila Resmelo, a doação de mudas tem uma importância fundamental. “A Deso está de parabéns, pois com essa atitude promove a conscientização da população, nesse momento em Telha, através das mudas, incentivando aos moradores do município a estarem plantando, a não desmatar, a estarem sempre trabalhando por melhorias para o meio ambiente”, pontuou.

Doação de Livros

A companhia também esteve presente com o programa que promove o incentivo à leitura através da doação de livros, ‘Livro Liberdade para a Alma’. Foram disponibilizados 139 livros para a doação, sendo 91 doados a diversas pessoas da comunidade. Além disso, os visitantes dos estandes demonstraram interesse em realizar a doação de livros ao programa.

Para a professora, Maria José Santos de Oliveira, a iniciativa da Deso é de extrema importância para a promoção da educação. “Hoje a leitura é o que permite alçar voos no conhecimento, pois quem lê acaba conhecendo o mundo, vivenciando novas experiências e viajando sem sair do lugar. O jovem que lê tem uma visão diferenciada do mundo, conhece mais coisas e tem facilidade na comunicação oral e escrita”, parabenizou.

“É sempre gratificante estar participando das edições do 'Sergipe é aqui', a cada cidade é um novo aprendizado, além da alegria em poder levar os livros as diferentes regiões e municípios do Estado, possibilitando o acesso da população ao livro, e, por conseguinte, o incentivo à leitura”, afirmou a secretária da Gerência de Pesquisa e Exploração de Mananciais Subterrâneos (GPMS) e idealizadora e guardiã do Programa Livro Liberdade para a Alma. “É muito gratificante a receptividade e o reconhecimento das pessoas ao nosso projeto, que tem o objetivo de disseminar a leitura e fazer com que o livro chegue ao maior número de pessoas”, reforçou.