Além de materiais operacionais e de expediente, almoxarifado armazena e leiloa itens inutilizáveis, garantindo mais recursos e sustentabilidade
O Centro de Distribuição (CD) da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é responsável por manter o estoque de materiais necessário ao funcionamento das atividades da empresa. Vinculado à Gerência de Compras e Almoxarifado (Gcal), o setor regula desde tubos, bombas de captação hídrica e itens químicos, até computadores e sabonete líquido, necessários, direta ou indiretamente, aos serviços de esgotamento sanitário e a abastecimento de água.
Para que sempre haja itens disponíveis a setores operacionais e comerciais e equipes técnicas da Deso, a Gcal planeja de forma antecipada e estratégica a quantidade de recursos necessária para atender à demanda de todas as unidades da empresa. O intuito é de, principalmente, evitar compras de materiais em caráter de emergência e otimizar a realização de serviços que trarão benefícios aos usuários, conforme destacou o gerente da Gcal, Tiago Sanas Alves Centurion.
Ele explicou, ainda, que o CD, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana de Aracaju, contribui para facilitar os procedimentos de transparência pública da Deso. “Todo ano, a companhia constrói o inventário em que detalha todo o seu patrimônio, analisado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Com a concentração do estoque em um só lugar, esse processo se torna mais ágil e assertivo, e tornando as informações mais transparentes aos cidadãos”, afirmou.
A Gcal concentra, também, as compras realizadas pela empresa, o que possibilita um maior controle e supervisão sobre os materiais adquiridos e distribuídos. “Tudo que vai para a rua, para uso no expediente e para os escritórios da companhia sai daqui. E tudo aquilo comprado diretamente, de forma emergencial, tem justificativas claras e objetivas”, detalhou a auxiliar de serviços administrativos da gerência, Joseilda dos Santos.
Eficiente e sustentável
Além de materiais operacionais e de expediente, o almoxarifado da Gcal armazena e leiloa itens inutilizáveis de propriedade da Deso. Isso garante mais recursos à corporação e promove sustentabilidade ambiental, uma vez que os bens são reutilizados em vez de serem apenas descartados. No último pregão realizado, executado pela Gerência de Apoio Administrativo (Gaad), foi arrecadado o total de R$ 1,03 milhão no leilão de sucatas de hidrômetros de ferro, de micromedidores e de informática, que somaram mais de 60 toneladas.