27/03/2025 11:31

Fórum Socioambiental da Deso promove conscientização e debates sobre meio ambiente e saneamento

Dentre as várias ações, evento contou com distribuição de mudas de árvore, atividades lúdicas, doação de livros e mesas redondas

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou a primeira edição do Fórum Socioambiental, na última quinta-feira, 20. A iniciativa, que celebrou os 40 anos de atuação da empresa na educação ambiental, ocorreu no auditório central e na praça da unidade sede da corporação, em Aracaju. O evento teve o objetivo de promover conscientização e debates sobre meio ambiente e saneamento básico.

A programação externa, chamada de Mostra Ambiental, reuniu cerca de 200 estudantes da capital e do interior do estado. Os participantes puderam conhecer projetos e programas ambientais desenvolvidos por parceiros da empresa e pela própria companhia, como o ‘Deso + Verde’, que distribui gratuitamente mudas arbóreas de espécies nativas; ‘Saneamento Expresso’, ônibus temático com atividades lúdicas e educativas sobre o ciclo do saneamento; ‘Livro, Liberdade para a Alma’, voltado à doação de livros de diversos gêneros literários, entre outros. 

Paralelamente, mesas-redondas discutiram temas como o impacto das ações socioambientais na qualidade do saneamento e o legado da Deso para o desenvolvimento sustentável de Sergipe. Os debates contaram com a participação de diretores, gerentes, colaboradores da empresa e convidados de entidades públicas e sociais. 

Na oportunidade, também foi apresentada uma parceria da companhia com a Casa da Costura Dona Zil, do município de São Cristóvão, cidade da Região Metropolitana de Aracaju. As artesãs atendidas pelo projeto expuseram itens produzidos com base em fardas da Deso doadas pela corporação, como bolsas e acessórios, refletindo o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental e a promoção do desenvolvimento socioeconômico.

Além disso, como parte da iniciativa sustentável, foram disponibilizados ao Centro Comunitário Terezinha Meire, localizado em Aracaju, 12 potes de sabão em barra e 15 litros de detergente, feitos a partir da reciclagem de óleo de cozinha usado entregue voluntariamente pelos colaboradores da Deso no ecoponto da companhia. A ação foi realizada em parceria com a Recigraxe, responsável pelo beneficiamento do material.

“Esse é um evento que traz a sociedade para mais perto da Deso, a fim de que ela conheça mais sobre as atribuições da companhia relativas ao saneamento, desde a captação da água até o tratamento de esgoto. Aqui, podemos mostrar e destacar todo o trabalho socioambiental da empresa, desenvolvido com muita eficiência e responsabilidade pelos nossos profissionais”, enfatizou o diretor-presidente da corporação, Luciano Goes Paul. 

Educação ambiental  

O diretor de Meio Ambiente e Expansão (DMAE) da Deso, Kleber Curvelo Fontes, frisou a importância do evento para a divulgação das atividades realizadas pela companhia com o intuito de preservar o meio ambiente e os recursos hídricos, o que, segundo ele, garante mais qualidade de vida e acesso à água potável para a população. “O Fórum Socioambiental contribui, também, para que as pessoas façam e propaguem as boas práticas ambientais, pois isso é algo que cabe a toda a sociedade”, afirmou Kleber.

De acordo com o gerente Socioambiental (Gesa) da Deso, Mário Leo de Oliveira Rodrigues, um dos objetivos do Fórum foi ampliar parcerias com instituições que desenvolvem ações relacionadas à sustentabilidade. “A interação com outras entidades é muito significativa para entendermos, ainda mais, o alcance e os beneficiados pelas nossas atividades, bem como a propagação do que fazemos nessa área, na Deso”, frisou ele.

Na avaliação do coordenador de Educação Ambiental (Ceam) da companhia, José Jorge Silva, a iniciativa reforça o compromisso da Deso de levar qualidade de vida à população sergipana, por meio de ações que despertem os valores do desenvolvimento sustentável. “Trata-se de uma estratégia para efetivar a aproximação entre a empresa e a população atendida, no propósito de construção de sociedades sustentáveis. Nossa missão na Ceam se dá com o respeito ao ser humano, ao espaço geográfico e ao planeta como um todo”, expressou José Jorge.

Já para a coordenadora de Projetos Sociais (CPSO) da empresa, Valéria Katherine Santos Souza, a Mostra Ambiental representou “uma verdadeira comunhão com nossos parceiros, sendo um ponto alto do evento”. De acordo com ela, “nas mesas-redondas, destacamos a importância das informações sobre saneamento e aprofundamos o conhecimento sobre a Gesa e a sua aplicabilidade nas ações socioambientais com a oportunidade de ressaltar a importância da CPSO na companhia”.

Um dos palestrantes do Fórum Socioambiental, o procurador da República do Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe, Igor Miranda da Silva, sublinhou que o evento ocorre em um momento crucial para o debate sobre saneamento. “Estamos na Semana da Água, em celebração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março. É muito relevante a reflexão dessa temática junto à sociedade. Nesse sentido, a gente contribui com as experiências da atuação do MPF, no sentido de efetivação de direitos e construção de uma sociedade melhor”, afirmou ele. 

Parceiros 

A diretora do Colégio Estadual Senador Leite Neto, Alessandra Souza Santos, que acompanhou estudantes do ensino fundamental durante o Fórum Socioambiental, destacou que o aprendizado obtido no evento servirá como formação complementar para os alunos. “Não só isso: é, ainda, um modo de conscientização que, com certeza, eles irão propagar para os familiares e amigos. Ver na prática como é o saneamento e a importância do meio ambiente nas nossas vidas é muito enriquecedor”, avaliou.  

No evento, também participaram instituições públicas e sociais como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe (Semac), Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Estância, Serviço Social do Comércio (SESC), Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), Movimento Nacional ODS Sergipe, entre outras.