15/04/2025 15:24

Deso doa 600 mudas de árvores ao Dnocs para reflorestamento em Nossa Senhora da Glória

Ação faz parte do projeto ‘Deso + Verde’ e vai contribuir para preservar vegetação local e proteger manancial de água

Com o objetivo de promover mais sustentabilidade ambiental por meio de parcerias, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou doação de 600 mudas de árvores ao Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs), no âmbito do projeto ‘Deso + Verde’, nesta terça-feira, 15. As mudas, de espécies nativas da caatinga, serão utilizadas para reflorestar a vegetação da Área de Preservação Permanente (APP) do açude Algodoeiro, localizada em Nossa Senhora da Glória, município do sertão sergipano.

Fruto de um convênio entre a Deso e a Coordenadoria Estadual do Dnocs em Sergipe (Cest-SE), a iniciativa vai contribuir para preservar a mata ciliar do açude, que fica à margem do manancial e é responsável por protegê-lo de fenômenos como erosões e assoreamentos. As plantas são de espécies como ipê-roxo, tamboril e ipê-amarelo, que possuem características compatíveis com as condições ambientais e padrões climáticos do bioma.

A companhia realizou a entrega simbólica das mudas na praça central da unidade sede da Deso, em Aracaju, onde o diretor-presidente, Luciano Goes Paul, destacou que a ação é reflexo do trabalho socioambiental robusto desenvolvido pela empresa. “Agradecemos ao Dnocs e à Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória pela parceria, pois a preservação do meio ambiente é fundamental para que tenhamos água de mais qualidade e em melhor volume por muito tempo”, enfatizou.

Já para o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Kleber Curvelo Fontes, o plantio vai gerar efeitos positivos diretos à qualidade de vida da população. “A companhia também realiza reflorestamento e preserva a vegetação dos mananciais dos quais captamos água, mas esse trabalho em conjunto a outros órgãos e entidades é muito importante. Esperamos expandir o Deso + Verde ainda mais”, frisou.

Mantenedor do projeto, Danilo Vieira de Oliveira sublinhou que a doação beneficiará também o ecossistema local. “Isso vai influenciar na questão da flora, mas na fauna também, em relação aos animais presentes na região, que eles se alimentam dos frutos das espécies das árvores que vão crescer a partir dessas mudas”, detalhou.

Parceiros da Deso

O coordenador estadual do Dnocs em Sergipe, Daniel Rezende Campos Silva, ressaltou que o ‘Deso + Verde’ tem relevância significativa especialmente diante das mudanças climáticas no planeta. “As parcerias são vitais. Essa é a primeira ação, e espero que venham várias outras a serem feitas em conjunto à companhia”, afirmou ele.

Durante a cerimônia, a coordenadora do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Sergipe, Sandra Sena, evidenciou a responsabilidade da empresa com o meio ambiente e com o bem-estar da sociedade. “A companhia já foi reconhecida diversas vezes com o Selo e Prêmio ODS por sua atuação socioambiental, e essa doação reflete esse empenho”, avaliou.