23/07/2025 12:09

Deso concorre ao PNQS 2025 com candidatura inédita da área de Tecnologia da Informação

Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação representa a companhia na principal premiação de qualidade do setor de saneamento

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está concorrendo, mais uma vez, ao Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A candidatura, no entanto, é inédita: pela primeira vez, a Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) assume o protagonismo na busca pela reconhecimento.

A decisão da GTIC em participar do processo reflete a importância crescente da tecnologia nas rotinas operacionais, administrativas e estratégicas da companhia. A área reúne iniciativas voltadas à automatização de processos, segurança da informação, estruturação de dados e melhoria contínua na gestão interna.

A candidatura da GTIC ao PNQS marca também uma nova etapa na cultura de excelência da Deso. Para participar, a gerência passou por um processo rigoroso de preparação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEGSA), que exige evidências de boas práticas, avaliação de desempenho, padronização e inovação.

O gerente da GTIC, Luciano Macedo, destaca que esta é uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho técnico realizado internamente. “Ao assumir o compromisso de participar do PNQS 2025, fui incisivo na ideia de que o trabalho teria que ser em conjunto, como um time em que todos têm fundamental importância no resultado final. A integração com setores vencedores, a busca pela história das gestões anteriores, a adaptabilidade com o momento de transição que estamos vivendo mostra que a transformação é contínua. Demos um grande passo. Estou muito feliz por fazer parte dessa nova história da GTIC, agora rumo à excelência”, afirmou.

Para o presidente da Deso, Luciano Goes, a candidatura traduz um novo momento da empresa. “A GTIC tem desempenhado um papel estratégico na modernização da Deso. Essa candidatura ao PNQS, além de inédita, é emblemática, pois coloca a tecnologia no centro do debate sobre qualidade no saneamento. A excelência que buscamos em campo, com obras e serviços, também está nos bastidores, onde a informação é tratada com inteligência, método e visão de futuro”, declarou.

Já o diretor de Gestão Corporativa, Wladimir Torres, ressaltou que a participação da GTIC reforça o compromisso da companhia com a inovação e a governança. “Temos um time engajado, que entende a importância da tecnologia como base de sustentação para decisões eficientes. O PNQS é uma oportunidade de mostrar que a Deso está atenta às melhores práticas e pronta para fazer diferente, com responsabilidade e técnica apurada. A GTIC é um reflexo disso”, completou.

Segundo Isabel Pereira, Assessora de Gestão da Qualidade (ASGQ), o momento simboliza a evolução do setor. “Na Deso, a qualidade é resultado de um trabalho coletivo e dedicado. Seguimos firmes na missão de transformar o saneamento público em Sergipe, com gestão qualificada, gestão integrada e foco na entrega de valor para a sociedade”, explica.

O resultado do PNQS será divulgado em outubro. Até lá, a equipe segue participando do cronograma de avaliações e auditorias dos avaliadores da ABES.