Iniciativa reuniu colaboradores da Companhia para palestras e dinâmicas sobre a temática
Em alusão à campanha Agosto Lilás, promovida pelo Governo Federal como um mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu na última quarta-feira, 6, um evento sobre a temática, que contou com palestras da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Aracaju, e da advogada Valdilene Martins, ativista pelos direitos das mulheres. A iniciativa reuniu colaboradores da Companhia e foi desenvolvida pela Gerência de Gestão Corporativa (GTC), junto à Gerência de Gestão de Pessoas (GGPE).
Na ocasião, a Patrulha Maria da Penha destrinchou os tipos de violência sofridos pelas mulheres, destacando também a importância do engajamento dos homens na temática, a fim de evitar a reprodução de comportamentos violentos. Além disso, foram apresentados os canais de denúncias e as redes de apoio disponíveis, como a Delegacia Virtual, o número 180 e o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (CRAM), localizado na Rua Campo do Brito, nº 109, bairro São José, em Aracaju.
A supervisora Elaine Freire Barbosa, coordenadora pedagógica da Guarda Municipal, participou do evento e apresentou dados positivos relacionados às medidas protetivas em Sergipe, destacando a eficácia do instrumento legal. “Nosso objetivo é sensibilizar a população, alimentando principalmente o compromisso de combater o machismo. É uma obrigação coletiva. Nenhuma mulher está sozinha”, afirmou.
A palestrante Valdilene Cruz, presidente da ASEC e idealizadora do Instituto Ressurgir Sergipe, que realiza o acolhimento de mulheres vítimas de violência e atua na promoção dos direitos das pessoas de todos os gêneros, relatou que é preciso combater a desigualdade de gêneros desde a base educacional. “A mulher precisa ser firme na luta contra os estereótipos atribuídos ao feminino. Até mesmo as brincadeiras que ensinamos às crianças podem ser elementos que, no futuro, colaboram com a construção de uma ideia machista que limita as oportunidades para mulheres na sociedade. Questões que parecem ‘pequenas’ podem causar grandes impactos negativos”, explicou.
De acordo com a gerente do GGPE, Carine Leão, a iniciativa foi de suma importância: "Ações como essa promovem conhecimento e fortalecem o apoio às causas sociais, além de contribuírem para um ambiente mais respeitoso dentro das empresas".
Ao promover eventos informativos como este, a Deso reforça seu compromisso direto com o bem-estar de seus colaboradores, reforçando a importância do conhecimento como ferramenta de proteção e transformação social.