Companhia aborda novidades tecnológicas ambientalmente corretas e de baixo custo no processo de tratamento da água bruta
Em sintonia com o compromisso de adotar práticas inovadoras e sustentáveis no saneamento, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou, nesta terça-feira, 26, no Auditório Central da sede administrativa, em Aracaju, a apresentação técnica ‘Degradação de Lodo para Estações de Tratamento de Água com Bioaumentação de Microrganismos Autóctones’. A iniciativa reuniu técnicos, especialistas e colaboradores da empresa em torno de um tema estratégico para a eficiência do sistema de abastecimento.
O objetivo foi apresentar métodos que permitem acelerar a decomposição do lodo gerado nas estações de tratamento, utilizando microrganismos presentes no próprio ambiente hídrico. Trata-se de uma tecnologia de baixo impacto ambiental e com potencial de reduzir custos operacionais, ampliar a eficiência energética e melhorar a qualidade final da água.
A apresentação foi conduzida por Carlos Manuel Laia de Sousa. especialista da Legun Tecnologia Ambiental, empresa parceira no desenvolvimento de soluções inovadoras no setor. "É de grande importância esse momento de explicação para a equipe sobre como funciona esse processo, visto que se trata de uma grande inovação e que não utiliza nenhum produto químico. Então viemos demonstrar e apresentar a eficiência deste tratamento”, disse.
Segundo o presidente da Companhia, Luciano Goes, a iniciativa reflete a determinação da Deso em alinhar-se às práticas mais modernas do setor. “A água é um bem essencial e exige de nós não apenas a responsabilidade de entregá-la com segurança, mas também o dever de aprimorar continuamente os processos. Investir em ciência e inovação é investir no futuro da população sergipana”, ressaltou.
Para a química da Estação de Tratamento Poxim, a iniciativa foi inovadora. "A palestra de hoje mostrou uma nova vertente para o tratamento de lodo, uma inovação para algo que tanto nos preocupa como químicos e como tratamento de água, o lodo gerado acarreta em problemas tanto operacionais quanto o descarte irregular em mananciais, então tendo um tratamento adequado, de maneira ecologicamente sustentável torna as Estações de Tratamento de água ainda prontas para o futuro em termos de redução de químicos e preservação do meio ambiente", explicou.
De acordo com o coordenador de Produção, Cloves Santos, a ação abordou um tema fundamental para a Deso. “Essa tecnologia de tratamento de lodo oriundo do processo de tratamento de água é essencial para a Companhia, que se torna uma empresa ainda mais verde e preocupada com o meio ambiente, dando um destino adequado aos seus resíduos e um passo primordial para esse novo ciclo”, afirmou. “Esse sistema, além de ajudar o meio ambiente, pode trazer benefícios financeiros a empresa, com a redução nos gastos de energia elétricas e produtos químicos", concluiu.
A apresentação reafirma o papel da Deso como protagonista na difusão de conhecimento científico e no incentivo a práticas que unem responsabilidade ambiental e eficiência operacional. Ao apostar em tecnologias que utilizam recursos naturais de forma inteligente, a Companhia renova sua missão de assegurar água de qualidade e contribuir para a preservação dos recursos hídricos de Sergipe.