Garantir serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, através de soluções efetivas e participativas, para melhoria e qualidade de vida da população são algumas das missões da Companhia de Saneamento de Sergipe-Deso. Com esse intuito, procedimentos que reforçam os serviços oferecidos na região da Praia da Caueira e povoados, no litoral sul do estado, estão sendo adotados.
De acordo com o gerente de Produção e Distribuição Regional Sul da Deso, Zenilton Santos, foram realizadas melhorias que garantem o abastecimento na região. "Aproximadamente uma semana antes da virada do ano, identificamos que um dos poços precisava de manutenção. Então, fizemos a troca da bomba, da tubulação e começamos a fazer um bypass (ligação secundária) no reservatório apoiado da estação de tratamento da Caueira, que serve para garantir o abastecimento regular, em um momentos críticos, principalmente de falta de energia na região. Não tínhamos essa condição, então quando faltava energia, automaticamente toda a água parava, pois o poço não tinha condição de encaminhar e nós não podíamos tratar. Com essa intervenção, conseguiremos abastecer pelo menos uma parte baixa da praia, onde tem mais movimento nesse período", declarou.
MELHORIAS
Zenilton contou também que os próximos passos para a melhoria do abastecimento já estão sendo encaminhados. "Nossa perspectiva realmente é de atender toda a população sem nenhum tipo de ocorrência. Na região, trabalhávamos apenas com um poço, mas há aproximadamente cinco anos perfuramos outro para abastecermos toda a comunidade. Há uma previsão de darmos continuidade nos próximos dias, ao procedimento que foi feito há duas semanas, porque precisávamos realmente que passasse um tempo de cura do reservatório para que pudéssemos voltar ao trabalho. Estamos vendo, inclusive, a possibilidade de implantação de uma bomba menor em paralelo, a fim de gerarmos mais condições de abastecimento para a região. Desde que fizemos a intervenção até o presente momento, estamos abastecendo regularmente tanto a Praia da Caueira quanto os povoados", declarou.