12/03/2020 14:50

Deso recebe o Selo Social ODS 2019/2020

Texto: Flávia Miron - Estagiária / Supervisão: Verônica Moura - Jornalista

A sustentabilidade preza pela conservação do meio ambiente a partir de ações ecológicas praticadas pela sociedade. Pensando em premiar empresas e pessoas que atuam a favor das questões sustentáveis, o "III Encontro Estadual dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)" aconteceu na última terça-feira, 10, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e foi organizado pelo Movimento Nacional ODS. Devido ao trabalho de responsabilidade socioambiental praticado pela Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, a empresa recebeu o Selo Social ODS 2019/20, por conta dos projetos de incentivo à leitura, plantio de 50 mil mudas e o ônibus Saneamento Expresso, realizados pela Gerência Socioambiental (GESA) e Gerência de Meio Ambiente e Mananciais (GMAM).

Na abertura do Encontro, um vídeo produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram desenvolvidos. A partir de um acordo feito entre 193 países, na reunião da cúpula da ONU, 17 aspectos urgentes foram escolhidos para tornar o mundo mais sustentável e igualitário. Até 2030, as metas adequadas à realidade de cada país devem ser cumpridas, para a concretização dos objetivos. Em seguida, foi explicado o que é o Movimento Nacional ODS, formado pela sociedade e organizações, cuja representatividade está em todos os estados do Brasil com coordenações locais, além de uma nacional. O outro momento foi o da entrega do Selo Social ODS para aquelas instituições que já trabalham os ODS em Sergipe, a fim de firmar que elas estão no caminho certo. Durante a tarde, oficinas foram ofertadas a respeito de ações sustentáveis.

A coordenadora estadual e nacional administrativa do Movimento dos ODS, Sandra Sena, ressaltou a relevância do evento. "Foi uma forma de mostrar que podemos salvar o mundo e incentivar novos projetos, porque aqui houve uma integração de universidade com comunidade, empresas, empresários, institutos, governo, que começaram a se irmanar e trocar ideias. Fico bem emocionada por fazer parte desse Encontro, porque não temos nenhum aporte financeiro e dependemos de parcerias, portanto todo mundo contribuiu de alguma forma por acreditar que isso pode fazer toda a diferença. Se, de 200 pessoas que estavam aqui, conseguirmos chegar ao coração de 50, já faremos a nossa parte", pontuou.

Segundo o diretor de Meio Ambiente e Expansão (DMAE) da Deso, José Gabriel Almeida, o Selo Social ODS destaca um diferencial para a empresa. "Temos uma aderência muito grande a três objetivos que dizem respeito especificamente ao uso da água, atuação social e ambiental, mas nada impede que possamos atuar nos demais. Ter essa certificação é um diferencial, mostra que a Deso tem um alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, a nível do estado de Sergipe, tem esse destaque a ponto de fazer jus ao uso do Selo. Sem sombra de dúvidas, o recebimento do Selo é uma forma de incentivo para a criação de novos projetos na Companhia, em prol da sustentabilidade", salientou.

FUNCIONÁRIOS

Para o gerente da GESA, Mario Léo de Oliveira, além das ações premiadas pelo Encontro, outras atividades da Companhia também contemplam os objetivos do Movimento e devem ser resgatadas. "Os trabalhos integrados das gerências da empresa tiveram como êxito esse reconhecimento do Selo, onde ações conjuntas foram enquadradas nos objetivos. Tanto os programas que já vinham sendo desenvolvidos pela Deso, quanto projetos que se aprimoram a cada ano, como o de incentivo à leitura, o Saneamento Expresso e o projeto das 50.000 mudas, são pavimentados por todos esses anos de educação ambiental. Colegas de outras unidades também fazem práticas envolvidas nos ODS, que devem ser resgatadas e aprimoradas para conseguirmos galgar outros objetivos e trazer para a empresa mais selos de reconhecimento de qualidade", frisou.

De acordo com o gerente da GMAM, Cláudio Júlio, a responsabilidade socioambiental existe há muito tempo na empresa e ela consta no Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos. "Antes de mais nada, o Encontro foi uma atitude salutar para Deso, dentro do viés de responsabilidade socioambiental e compromisso com a sociedade. No Planejamento Estratégico da Companhia, já existem diretrizes específicas do ponto de vista socioambiental para atrelar à perspectiva quinquenal da empresa. A interação com o meio ambiente e consciência do ponto de vista ambiental, de garantia sustentável das nossas ações, já vêm de um certo tempo. Porém, a cada dia, vamos nos aprimorando e incorporando novas prerrogativas que surgem com o andar extremamente rápido da evolução da nossa sociedade", destacou.

A secretária da GESA, Maria Cristina Santana, falou sobre o projeto de incentivo à leitura da empresa, fundado por ela. "Estou de férias, mas não poderia deixar de vir, porque para mim foi de grande valia receber o Selo para o projeto de incentivo à leitura. Quando comecei, em dezembro de 2017, não pensei que fosse se expandir tanto. No início, tinha 101 livros e um espaço foi criado no sistema da Deso, chamado de Sistema de Catálogo de Livros (SCL), onde todas as obras estão catalogadas e os funcionários podem reservar. Hoje estamos com mais de 2000 exemplares, então isso mostra o quanto crescemos em três anos. Tenho certeza de que, após esse momento, novos idealizadores surgirão para criar projetos de leitura", disse.

O supervisor de Educação Ambiental da GESA, Marcos Lázaro da Costa, ressaltou a importância do Encontro em prol não apenas da natureza, mas também da sociedade. "É bom frisar que é algo muito importante receber o Selo Social, porque as empresas e as pessoas que estão recebendo esse prêmio apresentam serviço de qualidade para toda a sociedade, não apenas para a natureza. É imprescindível pensarmos na sustentabilidade para a comunidade. Ter a Deso entre essas empresas, que fazem ações sustentáveis a nível mundial, é maravilhoso", afirmou.