A iniciativa da Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso em mobilizar os funcionários para a doação de sangue superou as expectativas. Aproximadamente 130 funcionários se inscreveram e 82 estiveram aptos ( após a triagem) e efetuaram a doação, em uma estrutura montada com todos os requisitos de segurança e higienização, aprovados pela Vigilância Sanitária e pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe - Hemose, contabilizando um resultado bastante importante e positivo em ajudar a quem precisa, além de colaborar com os estoques, tão comprometidos em tempos de pandemia.
Para o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, que participou da doação, a campanha mostra o compromisso da Deso com a população sergipana. “É uma parceria muito importante que gostaríamos primeiramente de agradecer a todos os colaboradores da Deso que se engajaram na campanha, assim como todos que fazem o Hemose, na pessoa de Luciana Déda, que trouxe o Centro para a empresa para que pudéssemos fazer essa campanha de doação de sangue. Todos estão acompanhando que estamos passando por um momento de muita dificuldade quanto à doação, principalmente pela pandemia da Covid-19, onde muitas daquelas pessoas que faziam doações não estão podendo fazer, e quando Luciana lançou essa campanha externa, onde o Hemose vem a Deso, abraçamos a causa. Vemos o compromisso social da empresa para que possamos salvar vidas e estar presente na vida das pessoas. A Deso, que trabalha com qualidade de vida, saneamento, água, esgotamento sanitário, também tem que estar junto nesses momentos que a sociedade precisa. É com muita alegria que promovemos essa ação e espero que outros aconteçam em breve. Acredito que seja muito importante que o ser humano tenha essa preocupação com o próximo. Isso é muito importante para que possamos refletir. Em um momento de pandemia, é muito mais importante que os seres humanos doem um pouco de si e, nesse caso, doando sangue para que possamos salvar outras vidas. Todos estão de parabéns e eu gostaria de agradecer a todos os colaboradores da Deso e a todos que fazem o Hemose por essa campanha de sucesso”, destacou.
Segundo a diretora geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Luciana Déda, a ação é de uma importância sem tamanho, no momento crítico que os estoques estão passando. "A Deso sempre foi presente, e essa não é a primeira vez que fazemos uma parceria com a empresa, então fico muito agradecida por essa sensibilidade não apenas do presidente e dos diretores, mas principalmente dos servidores que demonstram solidariedade e esse entendimento de que todos nós precisamos de sangue, ninguém está livre dessa necessidade. Quando a sociedade se une nesse sentimento de ajudar ao próximo, só temos a ganhar. Então, agradeço muito aos servidores da Deso por terem essa visão de solidariedade. Doar sangue faz bem para a alma, para quem doa, porque também mantém seus exames em dia e salva muitas vidas. O Hemose reforçou todos os cuidados de segurança. Digo sempre que a coleta externa é uma exceção, porque normalmente a logística exige mais, mas nesse momento crítico, é essencial que ela aconteça porque nos ajuda a reunir mais pessoas. Todos os cuidados foram tomados, o distanciamento, a higienização do local onde a doação aconteceu. Tivemos a aprovação da vigilância sanitária para fazer a coleta externa, então é algo muito importante. Diante do exemplo que a Deso está dando, espero que as pessoas tenham esse intuito de ir ao Hemose, saber que é um procedimento seguro e que faz bem, tanto para quem recebe quanto para os doadores. A Deso vem mostrando seu perfil de solidariedade às pessoas que precisam. Ressaltando que, para as pessoas fazerem a doação, devem estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, ter se alimentado antes da doação. Tudo isso é observado na nossa pré-triagem e na triagem clínica. Tudo que acontece no Hemose reproduzimos nessa coleta externa para trazer segurança para os doadores”, explicou.
De acordo com o diretor de Gestão Corporativa, Ricardo Pereira, é um momento de agradecimento a todos os envolvidos. “Estou muito feliz, primeiro pela adesão imensa dos colaboradores, onde vamos ajudar mais de 400 pessoas, podendo salvar vidas. Precisamos externar essa gratidão aos colaboradores pelo sucesso da ação, a organização que foi feita também pelos nossos colaboradores junto com os funcionários do Hemose. Agradeço ao Hemose, que veio até a Deso. O projeto surgiu de uma doação que fizemos ao Hemose, onde levamos os colaboradores e pensamos nessa iniciativa dentro da empresa. Hoje vemos a realização desse projeto, então fico muito feliz e grato pelos colaboradores que vieram doar. Com o sucesso que foi essa ação, vamos estudar a possibilidade de trazer novamente o Hemose e de transformarmos o evento em mais dias”, revelou.
Para a gerente de coleta do Hemose, Florita Aquino, a parceria com a Deso é muito importante para regularizar o estoque do Hemocentro e a adesão dos funcionários da empresa foi uma surpresa satisfatória. “Essa parceria é para ajudar a abastecer o estoque que temos de segurança no Hemocentro. Ela é muito importante porque são com esses parceiros que conseguimos regularizar o estoque, principalmente nessa fase de pandemia, que tivemos um decréscimo de mais de 50% das doações no Hemocentro. Então, uma das nossas estratégias era sair para fazer as coletas externas e fomos convidados pela diretoria da Deso. É uma parceria muito importante para a rede de saúde pública e privada de Sergipe. Estou muito surpresa com a adesão e a organização da Deso, estou me sentindo em casa, porque fomos muito bem acolhidos pela direção e funcionários. A população de Sergipe tem a ganhar com essa parceria. Vemos que o amor pela causa é tão importante que essa empresa abraçou e vemos que tem condições de outras empresas fazerem isso também. O que precisamos mesmo, como parceria das empresas, é o abraçar e ver que tem condições de fazer a organização. Sei que é uma ação muito importante, bonita, organizada, ética e vemos que a necessidade é de o parceiro chegar junto com o Hemocentro”, afirmou.
Doações
Para a enfermeira da Companhia, Lize Anne Menezes, o momento é de conscientização. “Achei importante essa parceria pois estimulou os funcionários, diretores, terceirizados, estagiários a participarem dessa campanha com o intuito de salvar vidas. Sabemos que o estoque de sangue está baixo e com certeza essa campanha vai ajudar bastante ao Hemose. Estamos em um momento que as pessoas precisam se conscientizar da importância da doação. Para os funcionários, foi fundamental o acesso na empresa, pois muitos têm dificuldade ou não sabem como é o procedimento e aqui foi tudo organizado. A ação aconteceu depois de uma orientação dada às pessoas de como aconteceria e foram tomadas medidas para evitar aglomeração, manter o distanciamento, o uso de máscaras e álcool em gel, então foi tudo bem organizado. Adaptamos a estrutura da empresa para o Hemose e o resultado foi positivo e gratificante”, analisou.
Para o diretor de Operação e Manutenção, Carlos Anderson Pedreira, a ação é pioneira dentro da empresa. "A correlação de importância entre o sangue e a água são muito próximas, e com essa ação traz um benefício gigante para a sociedade. A parceria é maravilhosa e precisa ser incentivada mais vezes A adesão foi excepcional, e diante disso, vamos nos reunir para vermos as possibilidades em interiorizar essa ação, para que o nosso pessoal do interior também possa participar", revelou.
Segundo o diretor de Meio Ambiente e Expansão, Gabriel Campos, "Inicialmente como doador a experiência me surpreendeu por ser um processo simples. É primeira vez que faço a doação e percebo que a dinâmica é simples, além do cuidado e zelo com a higienização. É de enaltecer a iniciativa da Deso e do Hemose por promover esse evento e imagino que conseguimos um recorde em participação com a grande adesão dos nossos funcionários", disse.
Para Paulo Rogério, auxiliar de execução, da GMEL, há 15 anos na Deso, que participou da doação, a ação tem cunho social, e é uma parceria muito importante. " A população está sendo beneficiada e principalmente quem doa. Como os bancos de estoque estão baixos, essa participação e adesão maciça dos funcionários é de extrema importância, pois não sabemos o dia de amanhã. Se essa prática for constante seria uma ótima ideia. A empresa tem um papel que é levar vida, levando água pra população, poder agregar outros benefícios como o da doação de sangue seria extraordinário", afirmou.