Um dos objetivos é conscientizar e ofertar formação continuada em “Educação Ambiental”
A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Expansão (DMAE), Gerência Socioambiental (GESA), Coordenação de Educação Ambiental (CEAM) e Gerência de Coleta e Tratamento dos Sistemas Regionais (GCTR), promoveu cursos de capacitação do "Programa Deso Sustentabilidade" no Distrito Sul, em Aracaju, e nos municípios de Simão Dias, Nossa Senhora das Dores, Brejo Grande e Santa Luzia do Itanhy, com o objetivo de fornecer uma formação continuada em Educação Ambiental para a força de trabalho da empresa.
Com o tema "Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade", a capacitação aconteceu inicialmente no Distrito Sul e depois prosseguiu para os quatro municípios. A ação foi voltada aos empregados e colaboradores das Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário da Companhia, contando com uma dinâmica e palestras a respeito da "Educação Ambiental e Cidadania", "O Uso Correto dos EPI's" e "Doenças Virais Transmitidas por Veiculação Hídrica", além de uma roda de conversa sobre "A Importância do Tratamento Adequado de Efluentes Domésticos".
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva, a capacitação proporcionou mais conhecimento para os colaboradores da empresa e ainda gerou conscientização a respeito das temáticas tratadas. “Tivemos um retorno dos colaboradores e foi melhor do que esperávamos, porque eles contaram que já conheciam alguns assuntos que abordamos, mas não na íntegra, então levamos mais conhecimento para eles. Hoje existe uma necessidade ainda maior de falarmos sobre esses temas, principalmente quando tratamos das questões ambientais ligadas ao dia a dia dos funcionários, por isso conseguimos passar a mensagem que queríamos para os que participaram da capacitação. Além disso, criamos uma conscientização, que é o papel principal da educação ambiental”, ressaltou.
Ele ainda destacou a integração entre os cinco setores da empresa que ministraram as palestras e disse que, com a repercussão da iniciativa, o diretor solicitou um novo projeto voltado para toda a força de trabalho. “Todos os cinco envolvidos, assistente social, educação ambiental, estação de tratamento de esgoto, gestão de saúde e segurança do trabalho, abordaram o tema 'Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade' e a maioria deles, mesmo distante, ficou para prestigiar os colegas que ministraram a palestra, então senti que houve realmente uma integração entre eles e com quem recebeu a capacitação. Promovemos um intercâmbio e o bom é saber que, depois disso, o diretor já quis que montássemos um novo projeto, para que fosse voltado não só para uma unidade, mas para toda a força de trabalho da Deso”, frisou.
Texto: Flávia Miron/Estagiária - Supervisão: Verônica Moura/Jornalista