26/07/2021 11:41

Programa “Livro Liberdade para Alma” realizado pela Deso é modelo para a Sergás

Idealizadoras dos projetos nos respectivos órgãos alinham modelos a serem seguidos, com o intuito de difundir o gosto pela leitura

O Programa: "Livro Liberdade para Alma" realizado pela Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, e idealizado por Cristina Santana, através da Gerência Socioambiental – GESA, chamou a atenção de Adriana Diniz, assistente organizacional e funcionária da Sergipe Gás – Sergas, que visitou as instalações para conhecer os aproximadamente 3.000 títulos disponibilizados, com reservas através da intranet e além da sede, está presente no Centro de Distribuição.

A funcionária da Sergas contou que está desenvolvendo um trabalho sobre indicadores para os "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS" e ao realizar pesquisas na internet, o Programa: "Livro Liberdade para Alma" chamou sua atenção. "Fui buscar na internet sobre a organização e me deparei com esse Programa da Deso que recebeu um selo da ODS, e então fui verificar por qual motivo a Companhia tinha ganho esse selo, e uma das causas foi esse projeto de livros, similar ao que também desenvolvo na Sergas. Então procurei a Cristina e me comuniquei com ela", explicou Adriana.

De acordo com Cristina Santana, Secretária da GESA, é um momento gratificante ao ver o Programa servindo como modelo, além de gerar frutos e parcerias positivas. " Fico emocionada em saber como ela conheceu o Programa e vejo que meu objetivo foi atingido.Sempre sonho e sonho grande. Sonho em ter um espaço onde as pessoas vão entrar e vamos poder sentar, ler os livros, e isso eu sei que um dia acontecerá porque o projeto já deu certo. O próximo passo é ter alguém na área de biblioteconomia que possa dar um suporte maior. Além disso, estamos com novas ideias dentro do Programa, onde os funcionários possam participar com a produção de poemas, contos, cordeis e com esse conteúdo podermos publicar um livro que leve o nome do Programa e o nome dos participantes. O Programa “Livro Liberdade para Alma” ganhou asas e está realmente ganhando espaço”, revelou.

MODELOS

O encontro rendeu muita conversa e interação sobre os modelos a serem seguidos. Para Adriana Diniz, o Programa desenvolvido pela Deso servirá como referência. "O que a Companhia desenvolve é numerado e informatizado. Quero fazer isso também na Sergas, digitalizar para termos um controle maior sobre os títulos, termos uma catalogação adequada. A leitura para mim é uma grande companhia, pois é através dela que eu aprendo e me atualizo. Agora mesmo na pandemia, foram muitas leituras que fiz, e que para mim o livro representa um amigo, sinto como se o autor que está ali fazendo a sua escrita, atenda na sua humildade, até seu tempo, para passar algo bom para mim e contribuir para que eu seja alguém melhor”, ressaltou.