Evento organizado pelo Movimento Nacional ODS/Sergipe, reuniu diversas empresas sergipanas e reafirmou o trabalho desenvolvido pela Companhia de Saneamento
Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso
A Rede ODS Brasil é uma articulação de diversos atores sociais que tem por objetivo a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas. Com base nisso, aconteceu na última quinta-feira, 16, o “Encontro Estadual ODS 2021”, que tem como objetivo geral implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas organizações, socializar, preparar e municipalizar os ODS em todos os municípios do Estado de Sergipe. A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso foi contemplada, através da Gerência Socioambiental e Gerência de Compras e Almoxarifado, com o Selo ODS e o troféu por boas práticas em sustentabilidade.
O evento é organizado pelo Movimento Nacional ODS/Sergipe, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe - UFS. Além de discutir a Agenda 2030 e seus objetivos, o evento premiou, por meio do Selo ODS, aqueles que trabalham com a Agenda 2030 em Sergipe. Na ocasião, a coordenadora estadual do Movimento Nacional ODS, Sandra Sena, ressaltou o papel do apoio mútuo entre as organizações públicas e privadas com as ações realizadas. “Trabalhar com desenvolvimento sustentável é desafiador. As instituições que foram contempladas com o selo e o troféu estão de parabéns por criarem projetos voltados para os ODS”, disse.
De acordo com Ricardo Pereira, diretor de Gestão Corporativa, a Deso está alcançando suas missões socioambientais. “É com muita alegria e satisfação que estamos presentes nesse ato que está sendo celebrada as ações da ODS, onde temos uma Agenda para 2030 e a Deso está recebendo o selo de qualidade, onde demonstramos uma busca para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com as unidades da GESA e GCAL. É mais uma conquista e reconhecimento, em uma demonstração que a Companhia faz em termos de sustentabilidade, alcançando suas missões socioambientais. A Deso sempre se reafirmando nesse cenário”, comemorou.
Para Mário Leo, gerente Socioambiental, a premiação mostra que a equipe está integrada e contempla o reconhecimento de todos. “É um momento muito importante para a nossa empresa, que vai dignificando o trabalho de todos. Sabemos que muitos setores já possuem boas práticas de ODS, e para a GESA é muito gratificante, assim como para toda a força de trabalho, principalmente para o programa “Livro Liberdade para a Alma”, que é tocado pela colaboradora Cristina Santana, juntamente com o pessoal contratado. Então, conseguimos integrar toda a equipe e agora estamos presenciando o sucesso e reconhecimento através da comunidade interna e externa, além disso, as melhorias nas práticas do programa “Saneamento Expresso”, que a cada ano estamos nos readequando e ampliando as ações e atendimentos”, disse.
Segundo Tatiana Franco, gerente de Compras e Almoxarifado, a união da equipe faz toda diferença nos resultados. “Temos em torno de dez projetos em andamento, e aproveitando a premiação, lançamos uma revista eletrônica da ODS GCAL. É uma felicidade, pois praticar a ODS é humanizar as relações, e principalmente na pandemia. Posso citar que temos uma horta orgânica, temos uma farmácia viva, temos espaço de criatividade, onde trouxemos lives no auge da pandemia, tivemos um projeto com máscaras de tecidos, entre outros. Acredito que a Deso está fazendo seu papel social hoje em dia, melhorando a relação com a sociedade. No próximo ano lançaremos vários projetos, pois a Deso tem que contribuir e estarmos sempre lincados com a sustentabilidade. Hoje, contamos com uma equipe unida, são pessoas que estão presentes para fazerem a diferença, e nossa prioridade são as pessoas. Focamos no conhecimento e tentamos sempre estar ouvindo nossa força de trabalho”, ressaltou.
Acesse o link abaixo e conheça a Revista Eletrônica desenvolvida pela GCAL sobre os ODS.
http://online.anyflip.com/ceyih/ystp/mobile/index.html