Cerimônia aconteceu em Campinas, no interior de São Paulo e é considerada o “Oscar do Saneamento”
Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso
A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, através da Gerência de Compras e Almoxarifado – GCAL, foi a vencedora do “Quíron de Bronze”, no Prêmio Nacional da Qualidade do Saneamento – PNQS, Ciclo 2021, na categoria AMEGSA (As Melhores de Gestão do Saneamento), Nível I. A cerimônia de premiação, juntamente com o Seminário de Benchmarking, aconteceram em Campinas, interior de São Paulo.
De acordo com Ricardo Pereira, diretor de Gestão Corporativa, é um reconhecimento que contribui com o desenvolvimento da empresa. “O PNQS é um prêmio que colabora muito com a evolução das empresas de saneamento, na busca da inovação e de novas práticas que atendam todas as partes interessadas do processo. Ficamos muito felizes com mais uma premiação, referente ao Ciclo 2021 e que com certeza fortalece ainda mais a nossa Companhia”, disse.
Para Tatiana Franco, gerente de Compras e Almoxarifado, é um momento de muito orgulho para todos que compõem a GCAL. “É o reconhecimento nacional de que estamos no caminho certo, na busca pela excelência em nossos processos, servindo de grande estímulo para buscarmos sempre a melhoria contínua, tendo ênfase em uma gestão com foco nas pessoas e servindo de referência para as demais unidades da Companhia”, afirma a gestora que também ressalta as mudanças significativas com foco no PNQS .
“Nossos processos principais (comprar, receber, armazenar e distribuir) sofreram mudanças significativas após ingressarmos como participante do PNQS, agregando valor em nossas atividades, pois começamos a ter um olhar aguçado e clínico em nossa gestão interna, com a expertise na aplicação das ferramentas de qualidade. Dessa forma, conseguimos mensurar a maturidade em que estamos, sendo possível alinhar nosso Planejamento Operacional para atingirmos nossos objetivos e metas. Sem dúvida alguma, o PNQS nos fez sair de um “lugar de conforto” e investir na mudança constante como um sistema vivo deve ser, nos adaptando as mudanças e tirando o máximo para alcançar as oportunidades de melhorias. Assim, a GCAL é uma unidade em constante mutabilidade para atender melhor as necessidades das partes interessadas, seja ela os clientes, fornecedores, direção ou sociedade”, explicou Tatiana.
Para Isabel Cristina Pereira, da Assessoria de Gestão da Qualidade, o PNQS é um grande incentivo a melhorias nas empresas de Saneamento. “O PNQS é uma forma de estimular a aplicação e o compartilhamento de boas práticas de gestão e a adoção do modelo, que favorece o pensar sobre a melhoria de processos e a gestão por resultados. As melhorias trazidas pelo modelo à Deso, podem ser vistas através da implementação de padrões de qualidade em serviços e produtos da Companhia. Além disso, efetiva a valorização das atividades, incluindo a mobilização da força de trabalho, numa visão holística do trabalho, abertura de espaços de interlocução entre as áreas executivas e gerenciais, padronização de relatórios e análise de resultados, visando melhorias e a prática de referencial comparativo com as grandes empresas”, disse.
EXPECTATIVAS
Mesmo em um período pandêmico, os processos não pararam. Com base nisso, a GCAL durante os últimos três anos conseguiu uma constante melhoria. “Após a conquista do Prêmio, temos a certeza que é possível, sim! Mesmo em um período pandêmico e com inúmeros desafios, conseguimos focar no nosso principal ativo que é a força de trabalho, mantendo-os em sintonia com a nossa missão. Agora o norte da GCAL é a assertiva de Thomas Edison “Se existe uma forma de fazer melhor, descubra-a” e é desta forma que em 2022 submeteremos a GCAL a outras premiações e qualificações, que serão um estímulo para a inovação e a busca incansável pela excelência, mostrando que é possível sim, mantermos uma empresa pública, eficiente e de qualidade”, finalizou Tatiana Franco.