20/01/2022 11:28 Verônica Moura Dos Santos Verônica Moura Dos Santos

Deso apresenta Estudo Socioeducativo do “Programa Boa Semana”

Entre os dados divulgados, uma análise das situações que incluem a Covid-19, e as metas para a atuação técnica a partir de março de 2022, visando promover a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso

A importância em dar visibilidade aos impactos da pandemia nas relações sociais e trabalhistas, foi tratada na Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, com a apresentação da equipe de Coordenação de Serviço Social e Benefícios – CSSB, que expôs os resultados da “Pesquisa Social de Mapeamento Covid-19”, diante de um cenário mundial nunca vivido até então, através do “Programa Boa Semana”, já desenvolvido pelo setor.

De acordo com Lúcia Pinho, assistente social e coordenadora da CSSB, a equipe esteve inserida em todo o contexto dos colaboradores da Deso acometidos pela Covid-19. “Além disso, buscamos possibilitar embasamento para a construção de ações socioeducativas e estratégicas que visam acolher vidas, fortalecer vínculos e emoções no ambiente laboral”, ressaltou.

PESQUISA E RESULTADOS

A pesquisa foi realizada, contando com todas as suas fases, durante cinco meses. O estudo foi realizado através do “Programa Boa Semana”, pelas assistentes sociais Ana Taynara e Tatiane Cravo, em colaboração com toda a equipe técnica da CSSB – psicólogo, assistente social e estagiárias, e sob orientação da assistente social e coordenadora da CSSB, Lúcia Pinho.

A partir de um processo de desenvolvimento de análise e interpretação dos dados coletados de forma qualitativa, correlacionando com a totalidade e com a realidade da Deso, os dados foram obtidos através da aplicação de questionários impressos ou enviados via aplicativo de WhatsApp e e-mail institucional, ferramentas que viabilizaram a realização da pesquisa já que estávamos em uma pandemia e que era necessário esse acolhimento pelo Serviço Social da empresa.

As repercussões da pesquisa poderão ser percebidas na prática a partir do desenvolvimento de intervenções baseadas em seus resultados que serão realizadas pelo “Programa Boa Semana”, que traçará as metas para a atuação técnica a partir de março de 2022 visando promover a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho, socializar informações da pesquisa e da pandemia, dar visibilidade a saúde mental e proporcionar momentos de interação e descontração aos colaboradores.

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO

De acordo com Lize Anne Santos, enfermeira do Trabalho, da Gerência de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho – GGSS, o evento do “Boa Semana” foi de suma importância para mostrar aos colaboradores os resultados dos questionários respondidos pelos que foram acometidos pela COVID-19. “Muito importante para que cada situação seja analisada, inclusive em relação à eficácia das medidas profiláticas implementadas pela empresa no início da pandemia que perduram até o momento. Tivemos a oportunidade para demonstrar as ações realizadas pela GGSS, pois foi um grande desafio para o setor de saúde e segurança do trabalho já que estávamos com a equipe reduzida no início da pandemia e tivemos que pesquisar vários protocolos dos órgãos da saúde para implantar as ações de combate ao coronavírus na empresa, ações estas descritas no Plano de Contingência da Deso. Importante lembrar que devemos continuar os mesmos cuidados como o uso da máscara e tomar a vacina contra a Covid-19 para que consigamos controlar a pandemia”, explicou.

Segundo Paula Cravo, coordenadora de Saúde Ocupacional, o momento trouxe inúmeros aprendizados para todos os envolvidos nesse processo. “O evento proporcionou mostrarmos um pouco do nosso trabalho, as dificuldades e os aprendizados, nos deparamos com experiências e diversas compreensões, que concede importantes momentos de reflexão e de conhecimento, além de fornecer um enriquecimento profissional, que contribuem para o desenvolvimento humano”, disse.

Para Lúcia Pinho, assistente social e coordenadora da CSSB, o Serviço Social dentro da instituição torna-se um setor de relevância que trabalha na desburocratização da informação, e assim, viabiliza para que os colaboradores tenham acesso aos seus direitos. “É imprescindível em qualquer situação a parceria entre diretorias, gerências , coordenadores e colaboradores para melhores resultados dentro da empresa. E o acesso a informação é o que possibilita a consolidação do objetivo e missão da Deso”, finalizou.