Idealizado pelo “Rotary Club de Aracaju” a ação voluntária mobilizou funcionários da GCAL
Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso
O poder da coletividade pode alcançar lugares inimagináveis. E é com essa união, de forma voluntária que a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, através da Gerência de Compras e Almoxarifado – GCAL participa da campanha “Lacres Solidários” idealizada pelo Rotary Club de Aracaju, onde a doação de lacres de latinhas podem ser revertidas na compra de cadeiras de rodas comum ou cadeiras de banho. Qualquer cidadão pode participar. Na Companhia, esses lacres são recolhidos em bombonas específicas, que são disponibilizadas no pátio do Centro de Distribuição da Deso, localizado em Nossa Senhora do Socorro, sendo um local de fácil acesso.
Atualmente são necessários 45 quilos do lacre para a aquisição de uma cadeira de rodas, e é com esse intuito que a GCAL arrecadou 26,9 quilos do material no último mês de março. O apoio a campanha em conjunto com o Rotary Club, é em acreditar na possibilidade de mobilização para a quebra do ciclo de escassez social. Assim que o Rotary Club vende os lacres e reverte o valor em cadeiras de rodas comuns ou de banho, em forma de comodato a pessoas com vulnerabilidade econômica, é proporcionado um sentimento de dignidade e esperança para quem recebe.
De acordo com Tatiana Franco, da gerência de Compras e Almoxarifado, o recolhimento dos lacres tem relação com a responsabilidade socioambiental difundida dentro da unidade, já que esses materiais acabam por ganhar uma nova finalidade pelo fato de serem recicláveis, o que evita a geração de um grande volume de resíduos que ocupariam um espaço considerável nos aterros sanitários. “No caso do lacre é interessante observar que muitos questionam: o porquê de não realizar a doação da lata completa? A ideia da doação do lacre é que todos em qualquer lugar pode tirar o lacre da latinha e guardar, como também nessa ação não ocorre interferência no sustento de famílias que vivem da reciclagem de latinhas e nesse caso de destinar o lacre para essa campanha podemos materializar a cadeira de rodas e a felicidade de quem é beneficiado por essa ação”, explicou.
A gerente ressalta ainda que “a participação é vista de forma bastante positiva, pois isso mostra que as ações da GCAL estão alinhadas com sua missão, visão e valores. E o voluntariado sempre é estimulado entre a força de trabalho, pois é uma forma de motivação, de humanização das relações, aprendizado e de demonstrar que a união de esforços podem gerar resultados positivos”, finalizou.
COMO PARTICIPAR?
A adesão a essa Campanha pode ser feita pelas entregas de doações a GCAL, que serão posteriormente destinadas ao Rotary Club, ou por meio de coleta e entrega direta com a instituição, através do número de telefone: (79) 99650-4488.