09/05/2022 14:06

Dia das Mães é comemorado na Deso

Mulheres Desianas se reunem em clima de confraternização e reencontro

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso

 

Após dois anos sem comemorar a data, devido a pandemia, o Dia das Mães reuniu as mulheres da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, em um café da manhã especial, regado a música ao vivo, brindes e muitas fotos, na praça central da sede. A participação foi visível e a animação tomou conta do evento.

De acordo com Ricardo Pereira, diretor de Gestão Corporativa, o momento é de grande celebração e agradecimentos. “Passamos por uma pandemia difícil, que ainda não terminou, onde vimos uma reclusão grande das pessoas, mas hoje estamos muito felizes em termos essa oportunidade de podermos confraternizar, e festejar. O Dia das Mães é bem especial, e mostra nesse momento que a Deso valoriza seus colaboradores, e em especial as mulheres, que apesar de ser uma empresa dominante por uma mão de obra masculina, as mulheres estão bem representadas dentro da Diretoria Executiva, em cargos de gestão, o que é muito bom de ver essa integração e valorização das mulheres na empresa. Agradeço aos parceiros da Deso para o sucesso do evento: SESI e Associação Desportiva e Cultural da Deso – ADCD, bem como as organizadoras que ficaram a frente do evento feito por mulheres para as mães Desianas: Givanilde dos Santos e Samirinys Lemos da Diretoria de Gestão Corporativa - DGC e Cristina Santana da Gerência Socioambiental - GESA e dirigente da ADCD. Parabenizo a todos pelo sucesso do evento e que venha o São João, com o "Arraiá Forró da Gota", comemorou.

Para a diretora Comercial e Financeira, Fabíola Medeiros, o mercado de trabalho exige muito mais das mães. “O Dia das Mães é sempre pontuado por um desafio grande pra nós que somos mulheres, e principalmente quem é mãe, pois é preciso conciliar a maternidade com o profissional. Sabemos que o mercado de trabalho exige muito mais das mães do que do sexo masculino, dos pais, os dados científicos que temos acesso são assustadores, a Fundação Getúlio Vargas há poucos meses divulgou que apenas 21% das mulheres estão em cargo de direção, e que ao menos 50% das mulheres quando têm seus filhos e retornam ao trabalho,48 meses seguintes, elas são demitidas. Para quem é concursado é um consolo, pois tem estabilidade, mas sabemos que o mundo é bem cruel. Precisamos conciliar os filhos com a carreira profissional, com a nossa casa, mas ao mesmo tempo que é um desafio, já trazemos com a gente o ser aguerrida, de ter muito mais foco, pois o nosso tempo é limitado e tem que ser muito mais aproveitado. Mas ao mesmo tempo trazemos conosco qualidades que homem nenhum tem. Quero parabenizar todas as mães Desianas pela data e por essa força que temos”, ressaltou.

PARCEIROS

Segundo Cristina Santana da Gerência Socioambiental - GESA e diretora Sóciocultural da ADCD, a união é de grande importância para todos. “A parceria da ADCD/DESO é necessária e importante pois beneficia todos, sócios e não sócios. E momentos como esse, onde comemoramos o Dia das Mães, é fundamental pelo lazer e descontração proporcionados, trazendo uma renovação para os empregados”, disse.

Para Luciana Goes, assistente administrativo do SESI/SENAI, que representou a instituição parceira da Companhia, o evento solidifica o compromisso da empresa com seus empregados. “O SESI agradece a parceira com a Deso, nesse momento de homenagem a todas as mães, e estaremos sempre presentes para contribuir com a Companhia. Acho um momento maravilhoso, após uma grave pandemia, é ideal para confraternizarmos, já que a vida está voltando aos poucos a uma normalidade, é preciso estarmos juntos”, disse.

De acordo com Lígia Santos, assistente de gestão administrativo, da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da Deso, todas as participantes estão se sentindo bem representadas. “A empresa tem reconhecido a mulher em si, e nós agradecemos por isso. É uma oportunidade importante, principalmente por estarmos representadas por nossa diretora, que destacou muito bem a necessidade em precisarmos ser mãe e profissional, ficando nessa via de mão dupla, muitas vezes com dificuldades grandes para cumprir esses papéis, onde tentamos da melhor forma possível e muitas vezes se sente incapaz. Esse momento é especial por ser uma grande confraternização para as mulheres, ressaltando as mães que são mães das próprias mães, das nossas amigas muitas vezes, mães dos nossos pets, mães dos nossos filhos, tenho certeza que todas que estão participando estão se sentindo bem representadas e felizes com esse momento”, finalizou.