O objetivo do projeto é incentivar a leitura para além dos espaços físicos das bibliotecas, assim como a sustentabilidade com a reutilização de geladeiras
Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso
Na manhã desta terça-feira, 10, o Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto – Copemcan, Presídio de São Cristóvão recebeu a doação de livros da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, através do “Programa Livro Liberdade para a Alma”, idealizado por Cristina Santana, da Gerência Socioambiental, juntamente com a parceria com o “Projeto Gelateca Sustentável”, da Coordenação do Movimento Nacional ODS em Sergipe. Os detentos poderão ter acesso aos livros, com prazo de devolução e posteriormente renovar o empréstimo a novos títulos.
Com o objetivo de incentivar a leitura, a parceria foi oficializada nas dependências do presídio, e contou com a presença de representantes da prefeitura de São Cristóvão, do Complexo Penitenciário, alguns internos, além da apresentação do Coral “Cantar das Águas”, da Deso e o plantio de mudas doadas pela Companhia. A Gelateca Sustentável ficará disponível no setor administrativo do presídio, onde todos os presos autorizados a circularem pelo local, poderão efetuar o empréstimo. De acordo com Cristina Santana, da Gerência Socioambiental, idealizadora do “Programa Livro Liberdade para a Alma”, é um sonho que está sendo concretizado.
“Agradeço a Diretoria de Meio Ambiente e Expansão – DMAE, que deu total apoio a esse projeto, além de Sandra Sena, da Coordenação do Movimento Nacional ODS em Sergipe, que sempre foi muito atenta aos meus pedidos em levar o Programa para o Copemcan. Agradeço também a Assessoria de Comunicação e a Gerência de Marketing por todo o suporte. Ressalto que tivemos uma reunião inicial com o diretor do presídio, até chegarmos a data de hoje. A expectativa agora é ampliar o projeto até a Penitenciária Feminina. É um sonho que está sendo realizado”, disse.
Para Sandra Sena, coordenadora do Movimento ODS e Coordenadora de Políticas Públicas para a Comunidade LGBTQIA+ de São Cristóvão, essa é a quarta Gelateca recheada de livros que foi entregue. “O objetivo maior é levar a leitura a comunidades e espaços onde o acesso a leitura não chega. Conversamos com a prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal da Cultura e Turismo, e foram favoráveis que fizéssemos essa ação junto com a Deso, que é uma grande parceira nossa. Toda equipe da Deso sempre muito solícita, trazendo os livros e fazendo a plotagem da geladeira. É um trabalho muito importante de inserção social, e de ressocialização dessa comunidade carcerária”, pontuou.
Para Eder Meneses, gerente de Marketing e coordenador do Coral Cantar das Águas, ações como essa pontuam a missão da empresa. "O papel social da Deso é fundamental e ações como essa, que visam a ressocialização da comunidade prisional, através de manifestações culturais, como a música e a leitura, vêm coroar a nossa missão de levar Saneamento, qualidade de vida e, também, novas possibilidades ao povo sergipano", disse.
PARCERIA
Segundo Eden da Silva, vice-diretor da Presídio de São Cristóvão, é um momento de grande utilidade pública. “Recebemos a Gelateca com bastante entusiasmo, com a presença da equipe da Deso, pois sabemos que é um bom motivo, para nós que trabalhamos com a ressocialização dos internos, então esse projeto é para agraciar os detentos com base na educação. Ressalto também as doações de mudas frutíferas por iniciativa da Companhia de Saneamento, para que possamos colher esses frutos. É um momento de grande utilidade pública”, disse.
Para Paola Santana, diretora-presidenta da Fundação de Cultura e Turismo de São Cristóvão, Deso sempre está presente nas ações. “O Projeto da Gelateca surgiu de uma necessidade em levar leitura para a comunidade que tem a dificuldade de acesso. Já fizemos esse projeto em comunidades mais distantes de São Cristóvão, que não possuem biblioteca. Após uma reunião com a Coordenação de Direitos Humanos do município, surgiu essa possibilidade de ocupar o Copemcan, que tem uma grande população em situação carcerária. Procuramos fazer parcerias e a Deso sempre está presente em nossas ações, tudo que podemos fazer, juntamente como Governo do Estado, estamos colocando em prática. A Gelateca é muito bem recebida pela população, recebemos doações de livros e de geladeiras de algumas empresas, mas continuamos disponíveis a essas doações para que possamos expandir muito mais”, ressaltou.
Para Ana Caroline Trindade, diretora de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, de São Cristóvão, a Deso é uma parceira extremamente importante, pois fortalece as instituições. “Recentemente o município fez uma Reforma Administrativa e criamos a Diretoria de Direitos Humanos. Essa ação ja vinha sendo contruída através da Cultura, e agora começamos essa parceria com a população carcerária. Inicialmente era uma demanda para trabalharmos com a população trans em cárcere, mas com o Projeto da Gelateca, tivemos a possibilidade de expandir. A ideia é possibilitar acesso a questões culturais, dando a importância da ressocialização, com a necessidade de segmentos de cultura. A Deso é uma parceira extremamente importante, pois fortalece as instituições para a garantia de acesso a população. Que possamos contar e implementar mais projetos como esse com as Diretorias e Secretarias de São Cristóvão”, finalizou.
SOBRE O ODS
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, foi proposto pela ONU em 2015 e pactuado por 193 países, aqui no Brasil integram a esse Movimento, Sociedade Civil, Organizações Governamentais e não Governamentais, todos trabalhando para o Brasil alcançar as metas da Agenda 2030. Em Sergipe, são signatários a Prefeitura Municipal de São Cristóvão e a Deso.