Roda de conversa pontuou os desafios e conquistas entre representantes da categoria na Deso
Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso
Membro ativo na luta pelos direitos humanos, o profissional de Serviço Social tem seu dia comemorado em 15 de maio. Para celebrar a data, a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, através da Coordenação de Serviço Social e Benefícios – CSSB promoveu uma roda de conversa com as profissionais do setor, além de uma representante do Conselho Regional de Serviço Social, onde puderam debater sobre os desafios e as conquistas da profissão.
Para Lúcia Pinho, assistente social e coordenadora da CSSB, o assistente social é o responsável pelas políticas públicas e efetivação de direitos do trabalhador. “É uma data importante para o assistente social, que é o profissional que cuida das efetivações dos direitos das pessoas. Um evento como esse o Conselho está presente através de uma assistente social que tem o papel de fiscalizadora junto ao Estado. Os estagiários que estão presentes tanto do nosso setor, como dos outros setores, aprenderam muito no dia de hoje com informações de todo tipo, o que contribui também para atualizações de todos. Acho que toda informação é muito importante e é um dia em que temos que comemorar. Só aqui na Deso tenho 44 anos que sou assistente social e digo que sou feliz, me sinto contente com a minha profissão, me sinto realizada, amo o que faço e amo essa empresa”, comemorou.
Para Aline Lima, assistente social e coordenadora da Loja de Atendimento Metropolitana V, o momento agrega valor a categoria. “Foi um encontro e tanto para nos confraternizarmos, como também para partilharmos nossas experiências profissionais, haja vista que, apesar de trabalharmos na mesma instituição, temos frentes de atuação diferentes. Momentos como esse nos trazem motivação e inspiração para continuarmos a realizar nosso trabalho e nos fortalecermos enquanto categoria profissional”, disse.
Conselho Regional de Serviço Social
De acordo com Lilian da Silva, assistente social do Conselho Regional de Serviço Social, o profissional precisa ter uma percepção das necessidades sociais da população. "O serviço social atua nas questões sociais através das políticas públicas, tem uma percepção das necessidades sociais da população usuárias nas diversas áreas de atuação, assistência social, saúde, habitação, educação e na Deso, tem um papel fundamental junto ao atendimento das demandas de usuários e da população usuária de serviços promovidos pela instituição. O dia 15 de maio, comemoramos para fortalecimento da nossa categoria na luta pela defesa da profissão, da nossa categoria, das políticas públicas, dos nossos espaços de trabalho. O evento realizado na Deso é de suma relevância, porque fortalece a intervenção profissional, dá visibilidade ao trabalho realizado pela categoria profissional e também a necessidade da instituição reconhecer o aspecto social nas demandas institucionais”, disse.
Para a representante do Conselho Regional de Serviço Social, a valorização dos profissionais é necessária. "A valorização depende muito de como os espaços institucionais, setores e área de trabalho percebem a questão social no Brasil. Nós temos uma situação social no Brasil que ainda precisa de muitas melhorias, principalmente de mais políticas públicas e mais serviços para população. Então, esse seria o maior reconhecimento que é o local e espaço de intervenção do assistente social”, concluiu.