Atividades presenciais aconteceram no município de Gararu, com a campanha "Eu viro carranca para defender o Velho Chico", e a abordagem do tema para esta edição: “O Velho Chico são muitos”
Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso / Fotos: Deso e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, através da Diretoria de Meio Ambiente e Expansão e da Gerência Socioambiental, em uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, estiveram reunidos no município de Gararu, interior sergipano, no último dia 3 de junho, em uma ação alusiva ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, com o intuito de conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar a todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.
Além de Gararu em Sergipe, as cidades de Pirapora, em Minas Gerais, Ibotirama e Glória, na Bahia, também participaram com atividades onde foram apresentadas a cultura, gastronomia e economia da população ribeirinha. A Deso marcou presença com o ônibus Saneamento Expresso, onde apresentou um vídeo personalizado para a população local, distribuiu 200 mudas nativas, 200 sementes de hortaliças, gibis da Turma da Mônica (onda conta a história do Saneamento), diversos materiais impressos informativos, produzidos pela Companhia, além de copos de água.
“EU VIRO CARRANCA PARA DEFENDER O VELHO CHICO”
A Campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” teve como tema nesta edição: “O Velho Chico são muitos” e colocou em debate assuntos importantes como o PL n° 4.545 e as mudanças climáticas. Ressalta-se que o Rio São Francisco já recebe muitas demandas, sofre degradações e não suporta o grande número de intervenções. É preciso garantir que o Velho Chico continue atendendo a todos que fazem uso e tirem seu sustento dele, por isso anualmente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza este Dia Nacional em Defesa do Velho Chico para fazer todos refletirem sobre sua preservação.
De acordo com Viviane Correia, da Assessoria Técnica do Meio Ambiente e Expansão da Deso, que faz parte do Comitê, campanha é fundamental para conscientizar a população. "O Velho Chico é fundamental porque ele é um rio da integração nacional. Hoje ele é a nossa principal fonte de abastecimento, abastecendo não só os municípios ribeirinhos como também a capital Aracaju, então ele tem uma importância muito grande, principalmente para o Estado. Essa campanha é fundamental para conscientizar a população, não só a ribeirinha, mas principalmente a da capital que usufrui das águas do Velho Chico na preservação do manancial. A Deso é membro do comitê da Bacia do São Francisco, na qualidade de usuário da água. Para nós da Deso é muito importante estarmos presente nessa campanha, com um trabalho da conscientização, e de educação ambiental, não só com as crianças, como também dos adultos que estão comparecendo”, disse.
PARTICIPANTES
Além da população local e de toda a região, a Escola Estadual Profissionalizante Dom Brandão de Castro, através dos alunos do curso técnico integrado de Agropecuária, do município de Poço Redondo estiveram presentes e puderam conferir a ação promovida no local, pela Deso. Para a aluna, Leislane Rocha Santos, é necessário cuidar do patrimônio que é o Rio São Francisco. "O Velho Chico tem grande importância, até porque ele é a fonte da nossa vida, e morando em Gararu ficamos mais próximos e com mais acesso a ele, por isso, temos que cuidar melhor do patrimônio da nossa cidade, e nem todo mundo está sabendo dar o valor que ele merece, jogando lixo próximo ao rio, poluindo o meio ambiente, e assim, poluindo os seres vivos que o habitam. Essa ação é muito importante para os estudantes, até porque na prática conhecemos o que acontece e como realmente prejudica certos locais que nem fazíamos ideia. Aprendi muitas coisas sobre o esgoto e saneamento e claro que eu vou colocar em prática tudo o que aprendi”, comentou.
De acordo com a professora Izabel Cristina Santos, da Escola Estadual Profissionalizante Dom Brandão de Castro, “a região de Gararu depende do Rio São Francisco, pois é a sobrevivência de muitos moradores. Vivi toda a minha vida nessa região, e vejo que o Velho Chico hoje é a sobrevivência de toda uma comunidade que aqui vive. Esse tipo de ação que está acontecendo, o "Vire Carranca" juntamente com a ação do ônibus “Saneamento Expresso da Deso, é algo fantástico, e muito positivo no sentido de aprendizado. Conseguimos ver na prática, através dos vídeos e maquete, e com tudo isso, o aluno fica mais ativo no sentido de informação e é algo novo, na verdade é algo muito novo e a informação é muito importante. Quando foi explicado sobre estação de tratamento de água e de esgoto, foi algo que já trabalhamos em sala de aula, mas com a prática, com a visibilidade da maquete, a demonstração através da videoaula, torna-se um atrativo também que só agrega", disse.
Para a professora Maira Marins, “o Velho Chico é importante para todo nordestino, principalmente para a área do sertão, pois é ele quem traz todo o sustento para as famílias ribeirinhas, e para quem também não é da região, pois consome alimentos cultivados com o benefício do rio, por isso, a importância da preservação. Ações como essa da Deso, tem uma importância enorme para os povoados banhados pelo Rio São Francisco, pois aprendem com o que está sendo informado, principalmente com o Saneamento Expresso”, finalizou.