09/02/2023 15:33

Duplicação da Adutora garante melhorias no abastecimento de Frei Paulo e região

Diretoria Executiva da Deso promoveu reunião com o representante do Ministério Público para pontuar obras em andamento na Adutora que atende a localidade

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso 

Sempre em busca de ações que melhorem a qualidade de vida da população, a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, promoveu na última semana, reunião entre a Diretoria Executiva da empresa e o representante do Ministério Público do Estado, o promotor de Justiça, Francisco Ferreira de Lima Júnior, titular da promotoria de Justiça de Justiça Frei Paulo, para expor as ações que estão sendo feitas pela Deso, para melhorar o abastecimento de forma definitiva na região de Frei Paulo, Pinhão e Pedra Mole, além de ações paliativas, enquanto a obra da duplicação da Adutora é finalizada.

Estiveram presentes, o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, diretor de Operação e Manutenção, Carlos Anderson, diretor de Meio Ambiente e Expansão, Gabriel de Campos e Fabíola Medeiros, diretora Comercial e Financeira. De acordo com o promotor de Justiça, Francisco Ferreira de Lima Júnior, foi uma conversa com muita informação, o que é necessário para orientar os usuários dos municípios.

“Pinhão é a cidade que tem a pior condição no fornecimento de água. Diante disso, tramitam no Ministério Público, algumas ações com a proposta de melhorar a rede, através da Deso. Com base nisso, a Dra. Fabíola Medeiros me procurou, para que pudéssemos expor as medidas para que seja viável o aumento de rede na região, além de medidas paliativas. Já estou com um panorama, me passaram também as obras que estão sendo finalizadas, inclusive sobre a conclusão da duplicação da adutora de Glória que aumentará a vazão. É bom perceber que a Deso está fazendo os investimentos necessários, pois obra custa tempo, licitação, mas não podemos descuidar do usuário, das pessoas que continuam recebendo as faturas. Foi uma conversa com muita informação, o que é necessário para podermos orientar o usuário que chegar no Ministério Público com algum tipo de queixa. As expectativas são boas, tanto nas medidas paliativas como carros-pipa e reservatórios. Espero que a empresa consiga minimizar essa situação que é muito ruim para a população enquanto as obras serão concluídas. Agradeço a toda equipe que me recebeu, e que pude sair sem dúvida alguma com muitos esclarecimentos”, disse o promotor.

INVESTIMENTOS DE APROXIMADAMENTE R$ 80 MILHÕES

Para Gabriel de Campos os investimentos visam duplicar a adutora, entre os municípios de Nossa Senhora Aparecida até Pinhão, com a extensão até Simão Dias. “Foi uma reunião muito produtiva, no sentido de esclarecer a respeito da dinâmica do abastecimento na região. O promotor pode tomar conhecimento sobre os investimentos que estão sendo feitos, a exemplo da ampliação da adutora do Alto Sertão, com o investimento de aproximadamente R$ 80 milhões que visa duplicar a adutora, entre os municípios de Nossa Senhora Aparecida até Pinhão, com a extensão até Simão Dias. Ao final dessa obra teremos a garantia de um melhor abastecimento para Pinhão. No momento o que a Diretoria de Meio Ambiente fez, a pedido da Diretoria de Operações e Manutenção, foi concentrar a execução dessa obra no trecho da adutora entre Frei Paulo e Pinhão, pois com esse trecho concluído, o pessoal da operação terá condições de disponibilizar água diretamente para a região. Nos próximos dias será possível fazer essa manobra entre a linha antiga e a nova para com isso ter uma manobra assegurada”, ressaltou o diretor.

CANCELAMENTO DE FATURAMENTO

Segundo a diretora Fabíola Medeiros: “A reunião aconteceu com o representante do Ministério Público, para que a Deso pudesse dar uma satisfação a comunidade, sobre as ações que estão sendo feitas pela Deso, para melhorar o abastecimento de forma definitiva e as ações paliativas, enquanto a obra é finalizada. Alguns eventos prejudicaram as manobras que estavam sendo realizadas na região, nos meses de dezembro e janeiro, por conta disso, a Diretoria Executiva da Deso se reuniu, e baixou uma RDE, cancelando o faturamento para as unidades que receberam de 0 até 5m³ de água, e para fevereiro, as leituras que aconteceram nos dias 1º e 02, em Frei Paulo e Pinhão, os leituristas já retiveram as contas que tiveram consumo até 5m³, pois através de um estudo feito pela operação da Deso, ficou entendido que não teve um abastecimento eficaz”, explicou.

“Estamos falando de uma região que de fato é muito crítica, devido a própria geografia do local. Mas a solução está chegando de forma definitiva e enquanto isso, a Companhia não mede esforços para atender a população”, finalizou.