16/05/2023 12:48

Funcionários da Deso apresentarão trabalhos técnico-científicos no 32º Congresso da ABES

Nesta edição, serão discutidos os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso 

Com informações da ABES 

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso estará representada através de seis funcionários, que apresentarão trabalhos técnicos-científicos no 2º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, e que terá mais de 50 painéis de discussão e, como referência para o meio acadêmico, promoverá a apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos.

O Congresso envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia.

É importante ressaltar que este evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão. As discussões do Congresso da ABES, além de abranger as dimensões tecnológica, educacional e institucional, também permeiam, por sua transversalidade, temas sociais, culturais, econômicos e políticos.

Para Isabel Pereira, assessora de Gestão da Qualidade,a "apresentação de trabalhos científicos em congressos, vai além da expectação natural, afirma-se que é um canal de divulgação da ciência, principalmente, entre aqueles para os quais esses temas são relevantes, e no caso do CBESA, evento composto na sua maioria por interessados e profissionais do saneamento ambiental, eleva-se essa proporção, uma vez que os autores dos trabalhos técnicos são avaliados por seus pares, ou seja, outros profissionais da mesma área podem opinar e dar sugestões para lapidar a metodologia e os resultados apresentados, além de ser uma excelente maneira de pré-divulgação de um trabalho, seja ele ‘estudo de caso’ ou revisão bibliográfica, proporcionando a interação entre pesquisadores interessados no mesmo tema", disse.

Representantes da Deso

1- Camilla Coelho, engenheira/gerente da Gerência de Gestão Energética – GGEN, participará do painel: “Contratação por performance e desempenho: soluções inovadoras na busca pela universalização e sustentabilidade empresarial”.

“Estou com grandes expectativas, pois este é o mais importante evento de saneamento. Serão quatro dias de imersão, em que teremos a oportunidade de aprofundar nosso conhecimento através de apresentações de trabalhos técnicos e painéis de discussão de temáticas atuais. Além disso, existirá a possibilidade de fazermos visitas técnicas, onde poderemos ver na prática a aplicação de conceitos vistos durante o congresso. Acredito que todo aprendizado adquirido, agregará significativamente ao nosso trabalho”, ressaltou.

2- Izabella Gois, supervisora da Coordenação de Educação Ambiental, participará do painel: Programa Deso vai à Escola: dialogando sobre educação ambiental nas instituições de Ensino.

“A expectativa quanto a apresentação é mostrar como podemos trabalhar a educação ambiental com interdisciplinaridade através da transversalidade nas escolas. Logo, atendemos desde as séries inicias até pós-graduação levando o tema adequado para cada público, por isso temos uma equipe composta por pedagogas, engenheiros ambientais, geógrafo e tecnólogas em saneamento ambiental. Destacando sempre que saneamento está diretamente ligado a saúde pública, afinal a cada um dólar investido em saneamento economiza-se 4,3 dólares em saúde.”, disse.

3- Douglas Cruz, químico industrial da Coordenação de Qualidade de Produtos, Materiais e Equipamentos, participará do painel: Estudo da obtenção de créditos de carbno através da biofixação de CO2, usando microalgas cultivadas em águas residuais.

“Tenho expectativa de aprendizado voltados para práticas de gestão do saneamento no cenário nacional e realizar benchmarking com profissionais e empresas voltadas para o Controle e Vigilância da Qualidade”, explicou.

4- Rafael Guia, coordenador de Almoxarifado, participará do painel: Avaliação de Fornecedores: uma aplicabilidade na gestão pública.

“É um trabalho que tem como objetivo elevar o nível de maturidade dos processos, garantindo relações mais benéficas entre as partes interessadas, através de modelos replicáveis e aplicáveis em qualquer instituição, nas esferas pública e privada. Esta ferramenta trouxe para a DESO ótimos resultados, gerenciados através de indicadores e que servem de referência para outras organizações. Representar a nossa empresa mais uma vez no cenário nacional é uma honra, demonstrando a viabilidade técnica em gerenciar uma empresa pública com eficiência e qualidade”, disse.

5- Jorge Santos, coordenador de Educação Ambiental, participará do painel: Trabalho desenvolvido pelos Programas da Coordenação de Educação Ambiental da Deso, no ano de 2022.

“Vejo um cenário bem otimista para a Deso. Dentro de uma esfera onde o Congresso é visto de forma nacional, mas sabemos que tem uma abrangência maior. Teremos visibilidade, além de chancelar a continuidade das ações pautadas nas demandas que já atuamos, dentro de uma visão que envolve o social, econômico e o ambiental”, finalizou.

6- Tatiana Franco, gestora, da Gerência de Compras e Almoxarifado - GCAL, participará do painel: Sistema de Registro de Demanda: Funcionalidades e aplicabilidade para aquisições”.

“A expectativa é enorme. Sempre é uma grande responsabilidade representa a Cia em nível nacional principalmente no maior evento do setor onde apresentaremos um software pensado por nossa gerência que promove economicidade, eficiência, sustentabilidade e principalmente a democratização das compras públicas e não obstante buscaremos insights com as apresentações que serão realizadas ao longo desses quatro dias de disseminação de conhecimento para continuarmos implementando ações que geram valor a Deso e a sociedade”, falou.