28/07/2023 16:06 Verônica Moura Dos Santos Verônica Moura Dos Santos

“Sergipe é Aqui” em Itabaianinha: Deso leva inúmeros serviços até o município

Em mais uma edição do Governo Itinerante, população local têm acesso a benefícios e oportunidades de soluções, ofertados por secretarias, órgãos e autarquias estaduais

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso

Chega a oitava edição, desta vez, no município de Itabaianinha, o “Sergipe é Aqui” que contabiliza soluções e melhorias para a população. A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso faz parte desses resultados e esteve presente no sul sergipano, na manhã desta sexta-feira, 28, com vários serviços que facilitam o dia a dia das comunidades, como a análise de faturas, renegociação de dívidas, possibilidades de descontos, além da distribuição de 200 mudas e 8.000 copos de água.

Para o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, a oferta de mais de 100 serviços distribuídos entre secretarias, órgãos e autarquias da gestão estadual tem grande importância. “Juntamente com o governador, Fábio Mitidieri, a Deso dá prioridade a todos os clientes, ao que se refere ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, por isso, a importância de estarmos presentes em mais uma edição deste programa, com os benefícios que a empresa oferece em termos de renegociações, meio ambiente com a distribuição de mudas e a unidade móvel, que explica através de uma maquete, todo o trajeto que a Deso faz da captação ao tratamento de esgoto. Muitos investimentos estão em andamento na região, a exemplo de R$ 13 milhões no município, referente ao esgotamento sanitário”, pontuou.

SERVIÇOS

Estiveram presentes: o 'Deso Móvel', onde é possível solicitar a segunda via, o parcelamento, a análise de faturas, ligação ou religação, tudo em um mesmo ambiente para maior comodidade do usuário, além do programa 'Tarifa Social', com a possibilidade de ter até 50% de desconto na tarifa de água, caso o usuário se enquadre nos critérios socioeconômicos. O programa 'Saneamento Expresso' com a Unidade Móvel de Educação Ambiental, que é itinerante, e possibilita levar à população, informações sobre meio ambiente e saneamento, em veículo tipo ônibus, adaptado e equipado com maquetes didáticas e funcionais, que retratam todo o Ciclo do Saneamento.

De acordo com José Jorge, coordenador de Educação Ambiental, o trabalho em agregar informações sobre o trabalho que a Deso executa teve alcance positivo, além do estreitamento de parcerias com as Escolas de Itabaianinha. “Viemos com a proposta que faz parte da comitiva da Deso, com o Programa do Saneamento Expresso, utilizando da ferramenta da Unidade Móvel de Educação Ambiental, para passar um pouco mais do sistema operacional da empresa. Nosso público nesta edição foi voltado para o escolar, atendendo mais de 150 alunos, algo que agregou bastante. Acredito que deixamos um legado positivo na região. Conversamos com professores locais e detalhamos projetos que desenvolvemos e que atendem Escolas da Rede Municipal e Estadual”, explicou.

Para Aline Lima, coordenadora do Atendimento Social da Deso, programas como esse, são oportunidades únicas para a Deso conseguir ampliar seus serviços e principalmente informar a população presente sobre o funcionamento deles. “É um momento em que ampliamos a divulgação do benefício da Tarifa Social, onde aproveitamos que a população está envolvida em diversos atendimentos. Por isso, já nas outras salas de espera, vamos até eles e multiplicamos a divulgação dos serviços da Companhia, pois muitas pessoas desconhecem.

Em que condições o cliente poderá solicitar a tarifa social?

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único) e com cadastro atualizado;

  • Ter renda da família residente no imóvel de até 1/4 salário-mínimo por pessoa;

  • Ser consumidor monofásico de energia elétrica com média mensal de consumo de até 120kwh/mês;

  • Estar devidamente cadastrado como proprietário ou usuário do imóvel em que pleiteia o benefício;

  • Estar com imóvel cadastrado na categoria residencial;

  • Estar cadastrado em apenas uma matrícula na Deso;

  • Não possuir débitos pendentes;

  • Preencher questionário socieconômico, disponibilizado pela Deso.


 

Foto em destaque: Erick O'Hara / Governo de Sergipe 

Fotos: Assessoria de Comunicação da Deso