31/08/2023 12:21 Verônica Moura Dos Santos Verônica Moura Dos Santos

Deso participa do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, no Rio Grande do Norte

Na oportunidade, a comitiva com os funcionários visitou as instalações da Caern, para troca de experiências

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso

Aprendizados em relação a água, governança e educação ambiental foram alguns dos pontos que os representantes da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso puderam conferir na 25ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – ENCOB, realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográfica – FNCBH, no período de 21 à 25 de agosto no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. Através da Diretoria de Gestão Corporativa, da Gerência Socioambiental e da Coordenação de Educação Ambiental, representantes da Companhia estiveram presentes, como também apresentou trabalhos e visitou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern.

De acordo com Ricardo Pereira, diretor de Gestão Corporativa, a participação trouxe inúmeras possibilidades positivas para os participantes, inclusive aos que fazem parte dos Comitês de Bacias Hidrográficas. “O uso da água, a racionalidade e a eficiência da utilização da água como esse bem necessário e finito, foram algumas das temáticas abordadas no Encob deste ano, onde também tivemos a oportunidade de fazer uma visita de cortesia a Caern, para fazermos uma troca de experiências onde nós levamos membros da área operacional, socioambiental e da área administrativa da Deso. Então, nosso representantes estiveram dentro da Caern, com alguns técnicos, inclusive com a presença do diretor operacional, onde fizemos uma troca de experiência, de informações. Isso nos possibilitou conhecer os avanços que eles têm nessas áreas, assim como a Deso também mostrar alguns avanços”, disse.

Apresentações

O Encob é o maior evento referente a água no Brasil, e com a participação da Gerência de Compras e Almoxarifado - GCAL foi possível realizar, através das jornadas, discussões transversais, agregando conhecimento que será utilizado na melhoria contínua dos processos e projetos. Para a gerente, Tatiana Franco, apresentar dois trabalhos no evento tem grande importância. “Esse ano, a GCAL apresentou dois trabalhos: o primeiro intitulado ”Educação Ambiental no Espaço Corporativo: uma implementação de projetos sustentáveis", apresentado por mim, e o segundo intitulado "Implantação da Horta Orgânica como um dos instrumentos de sensibilização à mudança de cultura ESG em uma empresa pública", apresentado pelo coordenador, Rafael Guia. É sempre um motivo de muito orgulho representar a Deso e levar os projetos da GCAL. Mesmo sendo um Centro de Distribuição, busca sempre em seus projetos e processos vincular a sustentabilidade como um dos principais pilares. A apresentação desses dois trabalhos fez com que os participantes do Encob observassem o nosso engajamento aos ODS, bem como fazer benchmarking, levando essas práticas para suas organizações. Em contrapartida, a GCAL aumenta o seu networking, recebendo feedbacks para a melhoria de seus projetos”, explicou.

“A expectativa da GCAL é continuar disseminando as suas práticas sustentáveis em premiações, encontros e onde for convidado para demostrar que é possível desenvolver processos com menos impactos ambientais, alinhar as suas atividades com a governança e estimular a sociedade a buscar uma mentalidade ESG. Desta forma, contribuiremos para o desenvolvimento de cidadães que participem da construção de uma sociedade mais justa, educada e sustentável”, pontuou Tatiana.

Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern

Um grupo de profissionais da Deso teve a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos pela Caern, nas áreas de combate às perdas hídricas, educação ambiental e também o Centro de Controle Operacional (CCO). “Essa troca de experiência nos fez observar o circuito das águas, que eles possuem uma simulação que vai desde a Estação de Tratamento até a entrega da água para a residência. E nós apresentamos o nosso Saneamento Expresso, no qual fazemos todo esse circuito, mas dentro de um veículo móvel. Então, nós temos essa oportunidade de poder ofertar aos nossos clientes, as crianças, a educação ambiental, demonstrando como se faz o circuito da água. Outra situação que nós vimos foi na parte administrativa, na qual levamos o avanço que temos com rastreadores de veículo, com controle de uso. Eles também apresentaram a gestão de ativos que eles possuem desde 2019 e vem desenvolvendo e controlando essa gestão. Tivemos diversas conversas, trocas de ideias e experiências, então podemos dizer que foi muito proveitoso, satisfatório e positivo, rico em conhecimento profissional para todos que puderam participar”, concluiu Ricardo Pereira.