22/11/2023 17:29 Verônica Moura Dos Santos Verônica Moura Dos Santos

Ecoponto da Deso contribui para o meio ambiente e estimula a geração de emprego e renda

Material coletado é recolhido por empresas devidamente habilitadas, como Care e recigraxe

Pensando na qualidade de vida das pessoas, na sustentabilidade e na redução do impacto socioambiental no planeta, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), desde 2021, dispõe de um ecoponto, idealizado e gerido pela Gerência de Meio Ambiente (Gesa). O local funciona como espaço de coleta de materiais recicláveis, produzidos na própria empresa ou separados pelos funcionários em suas casas.

No Ponto de Entrega Voluntária (PEV) - que fica nos fundos da loja da Deso, na rua Campo do Brito, em Aracaju - os servidores podem entregar plásticos, garrafas, alumínio, metal, papéis, além de peças infectantes, como seringas e agulhas. Recolhe-se, ainda, produtos com componentes químicos, a exemplo de pilhas e baterias de celular. “Também temos o óleo de cozinha que, quando descartado de forma inadequada, é um forte poluidor da água e do meio ambiente”, observou José Jorge Silva Santos, coordenador de educação ambiental da Gesa. Ele ressaltou que, neste caso, o óleo saturado é entregue à empresa Recigraxe, responsável por beneficiá-lo e enviar para fabricação de produtos de limpeza e biodiesel.

Desde a sua criação, até o mês de setembro, no ecoponto já foram deixados em torno de 3,4 mil quilos de materiais para recicle. “Desse total, cerca de 2,4 mil quilos foram de papel, 823 de plástico e 129,6 de isopor”, contou a administradora da Coordenação de Educação Ambiental, Márcia Carvalho. Ela acrescentou que foram arrecadados, ainda, pouco mais de 92 quilos de vidro, além de cinco quilos de metal. Tudo foi entregue à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). “Isso reflete diretamente na renda dos catadores e, também, na preservação dos recursos naturais”, destacou Márcia.

Fruto desse trabalho, a coordenadora contou que, em junho passado, a Deso e a empresa Recigraxe entregaram materiais de limpeza (feitos com o óleo de cozinha usado) ao Lar de Zizi - entidade filantrópica que atende crianças carentes de Aracaju. “A cada litro de óleo, conseguimos fazer 500 gramas de pasta de sabão. Tudo começou no nosso ecoponto”, falou.

Dada a necessidade de ações que visam a saúde do meio ambiente, além dos efeitos socioeconômicos com a geração de emprego e renda, a Deso pretende instalar ecopontos em outros polos da empresa, como na Gerência de Compras e Almoxarifado, localizado em Nossa Senhora do Socorro, região da Grande Aracaju.

Emprego

Estudos mostram que a devida seleção e coleta de resíduos sólidos são importantes instrumentos, não só para o meio ambiente, mas, também, para a economia circular, contribuindo para a geração de emprego indireta, para inúmeras famílias que encontram no lixo um meio de sobrevivência, através da catação e venda de peças recicláveis. Além disso, há a criação de postos de trabalho direto nas empresas que compram o recicle e o transforma em novos produtos.