27/11/2023 15:47

Ações da Deso conquistam troféu e figuram entre os melhores cases do país

Empresa é premiada durante o PNQS, considerado o Oscar do Saneamento brasileiro

A edição de 2023 do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) reconheceu a excelência na gestão do saneamento ambiental promovido pela Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade (GCVQ) da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O setor recebeu o troféu Quíron Bronze.

“A aplicação do modelo de excelência proposto no PNQS na GCVQ trouxe melhoria contínua, inovação, transparência e responsabilidade com prestação de serviços de qualidade para a sociedade, contribuindo com práticas sustentáveis para o meio ambiente e para a sociedade”, destacou o servidor da Deso Giovani Silva, responsável pelo setor.

O setor de Inovação da Gestão do Saneamento (IGS) também foi premiado com a placa de finalista, figurando entre os dez melhores cases do país, com o ‘GCAL da gente’, e o ‘GCAL Sustentável’, apresentados pelos servidores Tatiana Franco e Rafael da Guia, ambos da Gerência de Compras e Almoxarifado da Companhia, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju. Além disso, a Gerência Socioambiental (Gesa), comandada pelo servidor Mário Léo de Oliveira, conquistou a placa de finalistas Nível I.

Promovido pelo Comitê Nacional da Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o PNQS é um modelo de avaliação da gestão dos serviços de saneamento ambiental nas organizações de saneamento sediadas no Brasil, e entre elas estão as Companhias Estaduais de Saneamento, como explica a assessora de Gestão da Qualidade da Deso, Isabel Pereira. “O PNQS foi concebido e mantido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e é considerado o ‘Oscar do saneamento’”, indica.

De acordo com a servidora Tatiana Franco, as placas conferidas ao GCAL são um reconhecimento ao compromisso com práticas de Environmental, Social and Governance (ESG - sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), que adota processos humanizados e sustentáveis. “A importância maior é o que entregamos à sociedade, pois através dessas práticas transformamos pessoas em cidadãos éticos, educados, com inteligência emocional e crítica, levando esse pensamento para além muros”, disse. Segundo ela, as placas conquistadas revelam que é possível fazer gestão transformando o local de trabalho em um ambiente afetivo e efetivo. “Para a Deso, é a certeza de que temos uma unidade cada vez mais focada em gestão humanizada trazendo resultados dentro e fora da instituição”, completou.