30/11/2023 15:19

Povoados de Poço Verde contam com segurança hídrica proporcionada pela Deso

Operação de regularização e de execução de novas ligações de água estão presentes na região. Companhia também ministrou palestra sobre benefícios sociais e consumo consciente da água

Seguindo o propósito de padronizar a distribuição de água com qualidade em todo o território sergipano, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio da Gerência Comercial da Regional Sul (GCSU), promoveu uma operação de regularização e de execução de novas ligações de água na zona rural dos povoados Umbuzeirão, Malhadinha e Saquinho, em Poço Verde, município da região centro-sul do estado.

Ao todo, foram realizadas 91 novas ligações pela empresa: 33 no povoado Umbuzeiro, 28 em Malhadinha, e 30 em Saquinho. Além disso, houve 96 retiradas de ligações de água que operavam irregularmente nas comunidades. “É este o papel da Deso enquanto uma companhia pública: levar água para todos, independente da localidade, e garantir sua entrada no Tarifa Social, caso atenda aos requisitos”, destacou o gerente da GCSU, Valdênio José Hora Freitas.

Feita de forma conjunta entre múltiplas equipes da Gerência Comercial da Regional Sul, a ação também incluiu 83 pessoas no programa Tarifa Social, que garante descontos de até 50% na fatura de água dos beneficiários. “O objetivo maior da operação foi o controle do consumo de água nas localidades atendidas, pois há perdas enormes, mas nela também destacamos e demonstramos o caráter social da Deso”, explicou Valdênio, acrescentando que o controle melhora o abastecimento local.

Palestra

Ainda segundo Valdênio Freitas, foi diante disso que a GCSU conduziu uma palestra à população dos povoados para informar e explicar aos moradores os benefícios sociais da Deso aos quais eles podem ter acesso, e também conscientizá-los sobre o uso racional da água. “Nós mantemos contato constante com a comunidade. Como há utilização de água para irrigar plantações, mostramos os prejuízos do uso em excesso, e ressaltamos a necessidade do consumo consciente”, finalizou o gerente.