14/12/2023 14:13

Deso marca presença no Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas 2023

Evento traz discussões sobre o tema e inaugura espaço para as atividades dos comitês

Pensando na coletividade do trabalho desenvolvido, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) participou do Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas 2023 nesta quarta-feira, 13. O evento reuniu diversas entidades, como o Governo de Sergipe e o Ministério Público (MPSE), que dialogaram sobre políticas públicas para os recursos hídricos no estado, direcionadas para os comitês dos rios Sergipe, Japaratuba e Piauí.

A programação do fórum contou com palestras, mesa redonda, onde os colegiados puderam apresentar as atividades realizadas durante o ano e planejar as ações para 2024, de forma descentralizada. “Pudemos trocar conhecimento para melhorar ainda mais as águas do Estado de Sergipe, que chegam até a população através da Deso. Assim, compartilhando ideias, é que melhoraremos diariamente a captação de água de forma sustentável”, celebrou o presidente da Deso, Luciano Goes.

Coordenador nacional dos Fóruns dos Comitês de Bacias Hidrográficas e também coordenador de Preservação de Mananciais e Segurança de Barragens da Deso, Luiz Carlos Souza Silva destacou que o fórum tem o intuito de apontar caminhos melhores para a gestão das águas. “Esse momento é ímpar. Anualmente congregamos os comitê de bacias porque gerir a água dos sergipanos é uma tarefa participativa. Precisamos muito de apoio e isso vem acontecendo dentro da Companhia”, agradeceu.

Sala de atividades

Durante o evento, a pedido do Ministério Público de Sergipe (MPSE), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) oficializou a entrega da sala que será utilizada para as atividades dos comitês da pasta. “Os obstáculos existem, as complexidades são tamanhas e nada se constrói sozinho, e sim em coletividade”, pontuou o promotor de Justiça Sandro da Costa, ressaltando a importância do trabalho em equipe.

Também participaram da solenidade o presidente da Administração Estado de Meio Ambiente (Adema), George Trindade e o presidente do Fórum Sergipano de Comitês de Bacias Hidrográficas, Marcus Lázaro da Costa Santos.