22/01/2024 12:47

Deso investe mais de R$ 6,2 milhões em motobombas na região do semi-árido

Nossa Senhora da Glória, Carira, Feira Nova, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Frei Paulo, Pinhão e Pedra Mole estão entre os locais beneficiados com a instalação dos novos equipamentos

Focada na constante melhoria dos serviços prestados, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está investindo R$ 6,2 milhões na instalação de seis conjuntos de motobombas no município de Porto da Folha. Os novos equipamentos vão otimizar a transferência da água na rede de distribuição, para cerca de 220 povoados na região e mais oito cidades: Nossa Senhora da Glória, Carira, Feira Nova, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Frei Paulo, Pinhão e Pedra Mole.

Para o presidente da Deso, Luciano Goes, a previsão do funcionamento das novas motobombas é para os próximos 120 dias, já que a ordem de serviço foi assinada. “Os equipamentos já foram comprados e a Companhia tem se unido, tanto a equipe técnica e operacional, no objetivo de aumentar o volume de água na torneira dos sergipanos, melhorando a qualidade de vida para todos”, celebrou.

De acordo com o gerente Regional de Produção e Distribuição Sertão, Raulkiony Mota Santana, os municípios atendidos terão segurança hídrica com as novas motobombas. “A Deso está investindo na substituição de equipamentos nos sistemas integrados e um dos beneficiados foi a adutora semi-árido”, disse o gerente, acrescentando que os equipamentos novos irão substituir os conjuntos existentes na captação de água do Rio São Francisco.

Aumento na vazão

Além disso, com a instalação das motobombas, a vazão da água será aumentada de 1.152 metros cúbicos por hora, para 1.900 metros cúbicos por hora, o que vai aumentar a potência e a qualidade do abastecimento à população. “Serão três conjuntos com motores de 100cv (cavalo-vapor) e outros três com motores de 1250cv. Assim, teremos uma melhoria na continuidade do compartilhamento da água no sistema semi-árido”, detalhou o Superintendente de Sistemas Regionais de Água, Napoleão Gomes Barreto.

As motobombas se diferem da bomba convencional pela utilização de um motor elétrico, seja movido a gasolina, diesel, ou pela impulsão de uma roda d’água. Dessa forma, a eficiência das máquinas proporciona uma maior pressão e vazão da água que chegará até as casas das pessoas.